Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Transitar por áreas alagadas coloca em risco o carro e os passageiros | Reprodução/Instagram
Um dos grandes problemas de São Paulo, principalmente no verão, são os temporais que causam alagamentos e enxurradas, gerando transtornos aos moradores e pânico aos motoristas. Aplicativos prometem auxiliar quem tentar voltar para casa nessas condições.
Continua depois da publicidade
Neste ano, entre os vários alagamentos que já ocorreram, um causou a morte por afogamento de um motorista de aplicativo. Além dos riscos, há prejuízos, uma vez que pode causar a perda de veículos.
Como nem todos têm seguro para cobrir prejuízos decorrentes desse fenômeno, o ideal é seguir a orientação das autoridades e não trafegar por ruas alagadas.
Mas como evitar cair em uma região assim? Três aplicativos prometem avisar em tempo real alagamentos e transbordamentos de rios para auxiliar quem precisa trafegar pelo município. Confira:
Continua depois da publicidade
Lançado em 2020, em uma parceria da Climatempo com a Universidade de São Paulo (USP), o Pédagua foi pensado para a Capital.
Ele usa a geolocalização do morador para mostrar áreas demarcadas com alertas de probabilidade de alagamento, raios, chuva e vento, de acordo com uma legenda de cores: amarelo para baixa probabilidade, laranja para média e vermelho para alta probabilidade.
Usuários do aplicativo também podem informar pontos de alagamento e chuva, em tempo real, ficando disponível por uma hora. É possível também favoritar endereços e criar listas de locais prioritários.
Continua depois da publicidade
O aplicativo é gratuito, porém só está disponível para celulares e tablets com sistema operacional da Apple (iOS).
A bigtech americana Alphabet, dona da Google, também tem um lugar para ficar de olho em dia de temporais. A nova funcionalidade do Google Maps é o Alerta de Previsão de Inundações, que distribui alerta aos usuários.
O recurso traz informações detalhadas sobre nível das águas dos rios e previsões de cheias, auxiliando moradores e motoristas. A plataforma também consegue mostrar alerta de lentidões ou interrupções nos serviços de trens e metrô.
Continua depois da publicidade
Apesar do aplicativo ser da responsável pelo sistema operacional Android, ele também está disponível na Apple Store.
Fechando a lista, temos o Moovit, especialista em transporte público, que tem dois tipos de serviços aos usuários, o STC e o Alertas de Serviço.
O Short-Term Changes (STC), ou mudanças de curto prazo, em tradução livre, alerta para alterações temporárias em estações e linhas de transporte, como um dia, alguns dias ou alguns meses, segundo a empresa.
Continua depois da publicidade
A Moovit afirmou que esse sistema foi utilizado, “com sucesso”, em duas oportunidades: durante as enchentes de Porto Alegre (RS), no ano passado, e no réveillon da avenida Paulista, na Capital.
O aplicativo também oferece o Alertas de Serviço, que são mensagens enviadas aos usuários sobre alterações nos serviços de uma linha de metrô, trem ou ônibus. Recebe quem marca uma linha ou serviço como favorito.
Ele está disponível para Android, iOS e, com limitação de recursos, pode ser utilizado por navegadores web.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade