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Automotor
Lei estadual concede isenção para veículos com 20 anos ou mais de fabricação
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Gol G3 era o carro mais vendido do Brasil em 2005 | Divulgação/Volkswagen
A regra é clara em São Paulo: carro com 20 anos ou mais de fabricação está isento de pagamento do IPVA, tributo estadual sobre propriedade de veículos.
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Isto é, carros que tenham sido fabricados em 2004 ou antes disso não pagam o imposto. Os modelos de 2005 estarão isentos de pagar o IPVA 2025 no estado e assim por diante.
Na lista entram clássicos do mercado brasileiro, como as terceiras gerações do Gol e do Palio, e também veículos caríssimos na época, como BMW Série 3 e Mitsubishi L200. Adquirir um carro usado tem seus riscos, por isso, é sempre importante conhecer os sete itens para conferir antes da compra.
Separamos uma lista com 11 modelos que se encaixam na isenção de IPVA em São Paulo.
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A terceira geração do Gol começou a ser produzida no Brasil em 1999 e durou até 2005. Entre as suas versões especiais estão a Total Flex (2003), a Rally (2004) e o Gol City, lançado em 2004.
O carro mais vendido do Brasil por décadas abre a nossa lista de veículos que não precisam pagar o IPVA.
Um dos carros mais vendidos da Chevrolet no Brasil, o Celta chegou ao País no início dos anos 2000. Qualquer modelo fabricado até 2005 estará entre os isentos.
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A popularidade do Celta se deve ao seu baixo custo para compra e manutenção, além de ser um carro confiável.
O campeão de vendas da Fiat na época, o Palio chegou a terceira geração em 2004 e, por isso, integra a nossa lista.
Seu sucesso com o público fez com que a terceira se tornasse a geração produzida por mais tempo do Palio. Foram 12 anos de fabricação.
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O Ford Fiesta de quinta geração, a segunda a ser fabricada no Brasil, chegou ao mercado no ano de 2003.
Ele abandonou suas linhas mais arredondas por um conceito chamado new-edge da Ford. É a geração mais bem-sucedida em termos de vendas até o momento.
De visual controverso, mas indiscutivelmente resistente e que não dá dor de cabeça ao dono, o Honda Fit chegou ao Brasil em 2003.
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A durabilidade do modelo japonês faz com que ele continue valorizado. Um modelo 2005 está na casa dos R$ 30 mil e estará isento de IPVA a partir do ano que vem.
A Toyota já teve uma perua no Brasil. Era o Fielder, derivado do Corolla. Acabou vendendo pouco e, por isso, saiu logo de linha, sendo fabricado entre 2004 e 2008.
Porém, quem comprou virou fã. O modelo é bastante elogiado e sua confiabilidade é comparado ao Corolla.
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O popular Corolla também está na lista, afinal, ele é vendido no Brasil desde 1998. Em 2005, o modelo estava em sua nona geração, a segunda a ser fabricada no País.
Além de ser bonita e robusta, essa geração do Corolla ficou conhecida por ter o ator Brad Pitt como garoto propaganda.
O C3 chegou ao Brasil em 2003 com motor 1.6 16v. Estão dentro da isenção de IPVA ainda a versão 1.4 8v e o motor 1.6 com tecnologia flex.
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Apesar da má fama como carro problemático, o Citroën C3 vendia e ainda vende bem.
Também francês, o Peugeot 206 chegou ao Brasil dois anos antes, em 2001. Seu chassis é o mesmo do C3. Na época, ambos eram fabricados pela PSA Peugeot Citroën.
Seu visual moderno e bons equipamentos de série fizeram sucesso, ainda que ele também tenha fama de problemático.
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Para quem gosta de carros esportivos e luxuosos, o BMW Série 3 também tem modelos isentos do imposto estadual.
Há 20 anos, eles poderiam ser encontrados no Brasil com modelos da quarta (E46) e quinta geração (E90, E91, E92 e E93).
Fechando a nossa lista tem o grandalhão Mitsubishi L200. Sua terceira geração foi lançada no Brasil em 2003, com o nome de L200 Sport.
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A picape japonesa era fabricada em Catalão (GO) e adotou um visual exclusivo em relação aos modelos vendidos no resto do mundo.
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