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Confira dicas de como pegar a estrada de moto

Fabricante de lubrificantes Mobil relaciona cinco dicas para isso

Edmundo Dantas

26/01/2025 às 20:00  atualizado em 27/01/2025 às 06:21

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Apesar da prevalência em deslocamentos urbanos, o número de motocicletas em viagens de longas distâncias tem crescido

Apesar da prevalência em deslocamentos urbanos, o número de motocicletas em viagens de longas distâncias tem crescido | Divulgação

Apesar da prevalência em deslocamentos urbanos, o número de motocicletas em viagens de longas distâncias tem crescido, como reflexo da ampliação da frota nacional, que chegou a 34 milhões, e do aumento no número de habilitados para dirigi-las, mais de 39 milhões de pessoas, segundo a Secretaria Nacional do Trânsito.

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Pegar a estrada de moto, no entanto, requer cuidados específicos, ainda mais em períodos de férias, nos quais as rodovias registram maior movimentação. A fabricante de lubrificantes Mobil relaciona cinco dicas para isso:

  1. Verificar o funcionamento dos freios

Para a verificação, basta fazer um teste prático: empurrar a moto vagarosamente e acionar os freios. Ambos (dianteiro e traseiro) devem responder de maneira firme e imediata.

Certificar-se de que o nível do fluido de freio está adequado e dentro do intervalo recomendado pelo fabricante.

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  1. Checar o nível de óleo no motor e completá-lo, se necessário

Para fazer a checagem, posicionar a moto em terreno plano e aguardar o motor esfriar. Depois, utilizar a vareta ou o visor de inspeção e verificar o nível do óleo, que deve sempre estar entre as marcações “mínimo” e “máximo”.

Completar com o tipo de óleo especificado no manual. Não é indicado misturar óleos de marcas ou especificações diferentes.

  1. Conferir a vida útil do pneu de acordo com o TWI

Procurar na lateral do pneu pela marcação, geralmente, um triângulo, da sigla “TWI”. Esse símbolo aponta para pequenas saliências no sulco do pneu.

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Se o nível do pneu estiver alinhado ou abaixo dessa marca, é hora de fazer a troca. Vale lembrar também de dar atenção à calibragem.

  1.  Não esquecer de olhar o combustível – principalmente em motos sem marcador

Abrir o tanque e visualizar o nível de combustível. Se a moto tem torneira reserva, checar se está na posição correta.

A dica para viagens longas é planejar os reabastecimentos, conhecendo a autonomia da moto e identificando os postos de combustível no percurso.

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  1. Examinar a lubrificação e a tensão da corrente da moto

Aplicar um lubrificante específico para correntes. O spray deve ser aplicado enquanto a roda traseira é girada, cobrindo toda a corrente.

Consultar o manual da moto para saber sobre o intervalo ideal de folga da corrente (geralmente, de dois a quatro centímetros).

Observar também se há desgaste excessivo, corrosão ou elos quebrados.

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