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Automotor
Fabricante de lubrificantes Mobil relaciona cinco dicas para isso
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Apesar da prevalência em deslocamentos urbanos, o número de motocicletas em viagens de longas distâncias tem crescido | Divulgação
Apesar da prevalência em deslocamentos urbanos, o número de motocicletas em viagens de longas distâncias tem crescido, como reflexo da ampliação da frota nacional, que chegou a 34 milhões, e do aumento no número de habilitados para dirigi-las, mais de 39 milhões de pessoas, segundo a Secretaria Nacional do Trânsito.
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Pegar a estrada de moto, no entanto, requer cuidados específicos, ainda mais em períodos de férias, nos quais as rodovias registram maior movimentação. A fabricante de lubrificantes Mobil relaciona cinco dicas para isso:
Para a verificação, basta fazer um teste prático: empurrar a moto vagarosamente e acionar os freios. Ambos (dianteiro e traseiro) devem responder de maneira firme e imediata.
Certificar-se de que o nível do fluido de freio está adequado e dentro do intervalo recomendado pelo fabricante.
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Para fazer a checagem, posicionar a moto em terreno plano e aguardar o motor esfriar. Depois, utilizar a vareta ou o visor de inspeção e verificar o nível do óleo, que deve sempre estar entre as marcações “mínimo” e “máximo”.
Completar com o tipo de óleo especificado no manual. Não é indicado misturar óleos de marcas ou especificações diferentes.
Procurar na lateral do pneu pela marcação, geralmente, um triângulo, da sigla “TWI”. Esse símbolo aponta para pequenas saliências no sulco do pneu.
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Se o nível do pneu estiver alinhado ou abaixo dessa marca, é hora de fazer a troca. Vale lembrar também de dar atenção à calibragem.
Abrir o tanque e visualizar o nível de combustível. Se a moto tem torneira reserva, checar se está na posição correta.
A dica para viagens longas é planejar os reabastecimentos, conhecendo a autonomia da moto e identificando os postos de combustível no percurso.
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Aplicar um lubrificante específico para correntes. O spray deve ser aplicado enquanto a roda traseira é girada, cobrindo toda a corrente.
Consultar o manual da moto para saber sobre o intervalo ideal de folga da corrente (geralmente, de dois a quatro centímetros).
Observar também se há desgaste excessivo, corrosão ou elos quebrados.
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