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Câmbio automático traz conforto e praticidade para motoristas | Freepik
Ele já foi item de luxo, para poucos, mas hoje os câmbios automáticos equipam até carros de entrada das principais marcas. O equipamento traz mais conforto e praticidade para motoristas, mas nem todos sabem utilizá-lo de forma correta.
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Alguns erros muitos comuns colocam em risco a segurança dos passageiros e podem prejudicar a durabilidade do sistema e até a economia do combustível.
“Apesar da comodidade, o câmbio automático não significa que o motorista pode relaxar completamente na condução. Entender como utilizá-lo corretamente em cada situação evita desgastes prematuros, melhora a dirigibilidade e até reduz o consumo de combustível”, afirma Breno Henrique, engenheiro mecânico e técnico em mecânica.
Conheça quatro erros comuns ao dirigir com câmbio automático:
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Essa é a que mais confunde os motoristas, como agir na hora de parar? Segundo o especialista, em paradas curtas, como semáforos ou congestionamentos, o ideal é manter o câmbio em “D” (Drive) e segurar o carro no freio.
“Isso evita desgaste prematuro dos componentes e mantém o funcionamento adequado do sistema”, explica.
Já na hora de estacionar, a recomendação é colocar no “N” (Neutro), acionar o freio de mão, esperar o veículo assentar e só depois movimentar a alavanca até o “P” (Park).
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Esta é grave e coloca todos em risco. Descer uma serra exige cuidados essenciais e, um deles, é jamais descer com câmbio em “N” (Neutro).
Fazer uma descida só com pé no freio, além de inseguro, pois pode superaquecer o sistema de frenagem, é uma das “fake news” que não economizam combustível e ainda gastam mais.
O freio motor é a forma correta de descer. Algumas transmissões possuem modo “L” (Low) ou “S” (Sport), que mantêm o motor em rotações mais altas, reduzindo a necessidade de frenagem excessiva.
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Se o seu carro não tem esses modos, o especialista Breno Henrique indica colocar no modo “M” (manual) e reduzir para marchas mais baixas (como 2ª ou 3ª marcha) ajuda a aproveitar o freio motor.
Ao subir uma ladeira, o câmbio automático pode tentar manter uma marcha mais alta para economizar combustível e, com isso, perder potência.
“Se o veículo estiver perdendo força, o motorista pode reduzir manualmente a marcha para manter o motor em uma faixa de rotação mais eficiente”, detalha o engenheiro mecânico.
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Ele complementa que alguns veículos contam com o modo “L” (Low) ou Botão Overdrive (O/D OFF), que limita as marchas mais altas e melhora o desempenho em subidas.
Nas curvas, o grande segredo está no controle da aceleração e frenagem. O câmbio automático geralmente reduz marchas sozinho quando necessário, mas para melhorar a dirigibilidade, o motorista pode reduzir a velocidade antes da curva, evitando acelerar dentro dela.
“Se possível, utilizar redução manual para manter o motor na faixa ideal de rotação e ter mais controle sobre o carro”, diz Breno.
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É importante evitar frear bruscamente dentro da curva, pois isso pode desestabilizar o veículo e comprometer a segurança.
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