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Confira 4 erros que você comete todo dia ao usar o câmbio automático

Dirigir de forma equivocada desgasta peças e coloca em risco motorista e passageiros

Adriano Assis

28/03/2025 às 13:40  atualizado em 28/03/2025 às 17:09

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Câmbio automático traz conforto e praticidade para motoristas

Câmbio automático traz conforto e praticidade para motoristas | Freepik

Ele já foi item de luxo, para poucos, mas hoje os câmbios automáticos equipam até carros de entrada das principais marcas. O equipamento traz mais conforto e praticidade para motoristas, mas nem todos sabem utilizá-lo de forma correta.

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Alguns erros muitos comuns colocam em risco a segurança dos passageiros e podem prejudicar a durabilidade do sistema e até a economia do combustível. 

“Apesar da comodidade, o câmbio automático não significa que o motorista pode relaxar completamente na condução. Entender como utilizá-lo corretamente em cada situação evita desgastes prematuros, melhora a dirigibilidade e até reduz o consumo de combustível”, afirma Breno Henrique, engenheiro mecânico e técnico em mecânica.

Conheça quatro erros comuns ao dirigir com câmbio automático:

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‘Segurar’ o carro no P

Essa é a que mais confunde os motoristas, como agir na hora de parar? Segundo o especialista, em paradas curtas, como semáforos ou congestionamentos, o ideal é manter o câmbio em “D” (Drive) e segurar o carro no freio. 

“Isso evita desgaste prematuro dos componentes e mantém o funcionamento adequado do sistema”, explica. 

Já na hora de estacionar, a recomendação é colocar no “N” (Neutro), acionar o freio de mão, esperar o veículo assentar e só depois movimentar a alavanca até o “P” (Park).

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Descer no neutro

Esta é grave e coloca todos em risco. Descer uma serra exige cuidados essenciais e, um deles, é jamais descer com câmbio em “N” (Neutro).

Fazer uma descida só com pé no freio, além de inseguro, pois pode superaquecer o sistema de frenagem, é uma das “fake news” que não economizam combustível e ainda gastam mais.

O freio motor é a forma correta de descer. Algumas transmissões possuem modo “L” (Low) ou “S” (Sport), que mantêm o motor em rotações mais altas, reduzindo a necessidade de frenagem excessiva.

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Se o seu carro não tem esses modos, o especialista Breno Henrique indica colocar no modo “M” (manual) e reduzir para marchas mais baixas (como 2ª ou 3ª marcha) ajuda a aproveitar o freio motor.

Perder potência na subida

Ao subir uma ladeira, o câmbio automático pode tentar manter uma marcha mais alta para economizar combustível e, com isso, perder potência.

“Se o veículo estiver perdendo força, o motorista pode reduzir manualmente a marcha para manter o motor em uma faixa de rotação mais eficiente”, detalha o engenheiro mecânico.

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Ele complementa que alguns veículos contam com o modo “L” (Low) ou Botão Overdrive (O/D OFF), que limita as marchas mais altas e melhora o desempenho em subidas.

Errar na curva

Nas curvas, o grande segredo está no controle da aceleração e frenagem. O câmbio automático geralmente reduz marchas sozinho quando necessário, mas para melhorar a dirigibilidade, o motorista pode reduzir a velocidade antes da curva, evitando acelerar dentro dela.

“Se possível, utilizar redução manual para manter o motor na faixa ideal de rotação e ter mais controle sobre o carro”, diz Breno.

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É importante evitar frear bruscamente dentro da curva, pois isso pode desestabilizar o veículo e comprometer a segurança.

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