A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Automotor

Chevrolet Equinox EV 100% elétrico chega ao Brasil; confira

Uma das vantagens do Equinox EV é a arquitetura estrutural e eletrônica específica para carros elétricos de última geração, a Ultium

Daniel Dias

19/10/2024 às 15:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
A pré-venda já iniciou, com entregas na sequência, inclusive para os planos de assinatura da GM Fleet

A pré-venda já iniciou, com entregas na sequência, inclusive para os planos de assinatura da GM Fleet | Divulgação

A General Motors acaba de aumentar a oferta de sua linha de SUVs 100% elétricos no Brasil com a
chegada do Chevrolet Equinox EV, vindo diretamente do México.

Continua depois da publicidade

A versão totalmente “verde” do Equinox – que só tem o nome em comum com a variante a combustão – estreia em configuração única, com 292 cavalos (215 kW) de potência e 46 kgfm de torque instantâneo, tração integral e preço de R$ 419 mil.

Uma das vantagens do Equinox EV é a arquitetura estrutural e eletrônica específica para carros elétricos de última geração, a Ultium.

Segundo a marca norte-americana, isso permitiu aos projetistas criarem um veículo refinado dinamicamente e com design futurista, com entre-eixos (de 2,95 metros) semelhante ao de um veículo de grande porte.

Continua depois da publicidade

O SUV elétrico acelera de zero a 100 km/h em menos de seis segundos e pode atingir 188 km/h.
O SUV elétrico acelera de zero a 100 km/h em menos de seis segundos e pode atingir 188 km/h.
O Equinox EV não precisa de um smartphone para estar conectado, projetar aplicativos e mapas online porque é equipado com o sistema Google built-in.
O Equinox EV não precisa de um smartphone para estar conectado, projetar aplicativos e mapas online porque é equipado com o sistema Google built-in.
O sistema "One Pedal", que permite a condução se dosando o pedal do acelerador para avançar ou reduzir a velocidade.
O sistema "One Pedal", que permite a condução se dosando o pedal do acelerador para avançar ou reduzir a velocidade.
Os faróis  bem afilado e longilíneos  e as lanternas em full-led formam filetes horizontais com iluminação interativa. Foto: Divulgação e Texto: Daniel Dias
Os faróis bem afilado e longilíneos e as lanternas em full-led formam filetes horizontais com iluminação interativa. Foto: Divulgação e Texto: Daniel Dias

A pré-venda já iniciou, com entregas na sequência, inclusive para os planos de assinatura da GM Fleet. Ao todo, o Equinox EV trazido para o Brasil tem quatro opções de cores: preta, branca, cinza e vermelha.

Motores e autonomia

O Equinox EV tem dois motores, tração integral eAWD e bateria de 85 kWh. O conjunto proporciona a maior autonomia da categoria – 443 quilômetros pelo ciclo do Inmetro. A velocidade de recarregamento pelo 22 kW (AC) e pelo 150 kW (DC) é cerca de três vezes e meia mais eficiente que EVs tradicionais.

O SUV elétrico acelera de zero a 100 km/h em menos de seis segundos e pode atingir 188 km/h. A configuração de baterias tem dez módulos.

Continua depois da publicidade

A autonomia pode ser superada, pois o carro traz indicadores instantâneos e relatórios sobre consumo de energia que ajudam a aprimorar as técnicas de condução eficiente, assim como o auxílio dos sistemas regenerativos de energia.

Na prática, é possível somar 130 quilômetros de autonomia em cerca de dez minutos.

Com 4,84 metros de comprimento, 1,95 metro de largura e 2.336 quilos de peso, o elétrico tem três modos pré-determinados de condução: “Normal”, “Esportivo” e “Neve”, que mudam o comportamento do carro.

Continua depois da publicidade

Dirigibilidade

Para os mais entusiastas, há ainda ajustes para a sensibilidade de resposta do volante e dos pedais de freio e acelerador.

O sistema “One Pedal”, que permite a condução se dosando o pedal do acelerador para avançar ou reduzir a velocidade – ideal para ser usado na cidade –, otimiza a regeneração de energia, com dois níveis de calibração.

No estágio de recuperação intensa, é possível conduzir sem pressionar o pedal do freio – utilizado apenas em uma eventual necessidade de parar o carro bruscamente. Tem ainda recursos avançados, como a frenagem autônoma de emergência – também em marcha a ré – e correção da direção em caso de risco de colisão lateral.

Continua depois da publicidade

Desgin

O que mais chama a atenção no Equinox, mesmo ele estando parado, é o seu design.

Os faróis – bem afilado e longilíneos – e as lanternas em full-led formam filetes horizontais com iluminação interativa, os para-choques são decorados com textura 3D, os puxadores de porta são embutidos para melhorar a aerodinâmica e a base da tampa do porta-malas é mais proeminente.

A climatização da cabine é adaptativa, com a temperatura do ar-condicionado, do volante e do bancos se ajustando automaticamente conforme o clima externo. O ambiente pode ser pré-ajustado por dia e horário segundo a rotina do usuário.

Continua depois da publicidade

O Equinox EV não precisa de um smartphone para estar conectado, projetar aplicativos e mapas online porque é equipado com o sistema Google built-in com navegação integrada específica para EVs, indicando inclusive a autonomia do veículo no destino e possíveis pontos de recarga.

Isso aparece na maior tela do segmento, de 17,7 polegadas, que compõe o cockpit virtual. O pacote de conectividade de série inclui Wi-Fi nativo, serviços de proteção e telemetria do OnStar, aplicativo para comandar funções do carro à distância e atualização remota de sistemas eletrônicos.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados