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Automotor
Em 2024, os segmentos de picapes, utilitários esportivos e eletrificados continuarão a dominar os lançamentos automotivos no Brasil
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As primeiras promessa para lançamentos de automóveis no Brasil em 2024 ficam em modelos já anunciados no ano passado e novas versões e gerações | Divulgação
A exemplo do ocorrido em 2023, a indústria automotiva preparou uma ofensiva de lançamentos de modelos ou de versões para este ano especialmente nos três segmentos que mais avançam no mercado brasileiro e internacional: o de picapes, o de utilitários esportivos e o de eletrificados. Por enquanto, 2024 arranca com a maior novidade da líder de vendas no Brasil, a Fiat, que apresenta a Titano em seu mergulho no mundo das picapes médias, há um bom tempo comandado pela Toyota Hilux. A nova picape foi projetada e desenvolvida à semelhança com sua “irmã” de Grupo Stellantis Peugeot Landtrek. Enquanto a picape da marca francesa é destinada para outros mercados da América Latina, da Ásia e da África, não sendo vendida nem mesmo na Europa, coube à Titano encarar a dura concorrência no Brasil. Nos eletrificados, muitas novidades, com a intensificação da invasão chinesa e de nomes tradicionais da Europa. No segmento que mais cresceu na década passada e início desta, o de SUVs, o Renault Kardian é a grande novidade para o mercado brasileiro. O carro que será fabricado também no Brasil, fez sua pré-estreia ainda em 2023, mas será lançado oficialmente no início deste ano.
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Dez lançamentos para 2024
Fiat Titano
Dona das duas primeiras categorias de picapes no Brasil – o de compactas, com a Strada, e o de intermediárias originadas de SUVs, com a Toro –, a Fiat se lança este ano no mundo das médias. Mas a investida da marca italiana com a Titano não tem nada de aventureira – o planejamento da nova picape percorreu mais de dois anos A Titano é uma espécie de “rebadge” da picape Peugeot Landtrek, lançada na China em 2020 e já comercializada em alguns países da América Latina e África. Por sua vez, o modelo da marca francesa é derivada da arquitetura da picape chinesa Changan Kaicene F70, desenvolvida pela Changan em conjunto com a então PSA Peugeot Citroën (posteriormente incorporada ao Grupo Stellantis) e lançada em 2019.
Chevrolet S10
Com um caminho bem sedimentado em termos de aceitação pública no Brasil desde seu lançamento, em 1995, a S10 anda perdendo participação no segmento nos últimos tempos, mas dará uma guinada este ano. A picape média da Chevrolet, que até já chegou a “roubar” a liderança da Toyota Hilux por um breve tempo, se espelhará no design e nos equipamentos da atual geração da norte-americana Colorado, não vendida na América do Sul justamente devido à presença da S10.
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Ford Mustang
O novo Mustang deve desembarcar no Brasil este ano com a promessa de ser a geração mais tecnológica do mais famoso “muscle car” do mundo. A versão destinada para o mercado brasileiro seguirá equipada com o lendário motor 5.0 V8 Coyote de quase 500 cavalos de potência associado ao câmbio automático de 10 marchas. O novo Mustang incorpora muitas atualizações no design.
Renault Kardian
Embora tenha feito sua primeira aparição em novembro do ano passado, o SUV Kardian ficou mesmo para ser lançado oficialmente em 2024. O Kardian marca mais uma etapa no plano estratégico Renaulution. O SUV inaugura uma nova plataforma modular versátil do Renault Group e é o primeiro de uma futura gama completa de veículos.
Honda CR-V
Terceiro híbrido prometido pela Honda para o mercado brasileiro – depois do Accord e do Civic, ambos e:HEV –, a nova geração do SUV CR-V chega este ano também equipado com o sistema e:HEV, com um motor 2.0 16V aspirado e dois elétricos, sendo um deles gerador de energia e o outro de tração do carro. O novo CR-V terá uma potência combinada de 207 cavalos.
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BMW X2 e o elétrico iX2
O X2 foi o carro que introduziu o conceito chamado pela BMW de Sports Activity Coupé (SAC) para o segmento premium. Agora, na sua segunda geração, o carro está mais tecnológico. O novo X2 chega ao Brasil este ano acompanhado de sua versão 100% elétrica, o iX2, com duas unidades de potência totalmente integradas, com um total de 313 cavalos, torque de 50,3 kgfm e autonomia de 449 quilômetros pelo ciclo WLTP.
Peugeot 2008
O utilitário esportivo deixou de ser produzido na cidade fluminense de Porto Real em dezembro e, a partir de 2024, a nova geração virá para o Brasil importada da fábrica argentina de Palomar, na sua configuração a combustão interna com o mesmo design europeu. Na variante Allure, o novo 2008 é equipado com motor 1.2 PureTech de três cilindros a gasolina, com 130 cavalos de potência acoplado ao câmbio automático de 6 marchas.
Kia EV9
O vistoso SUV elétrico de até sete lugares EV9 foi lançado na Coreia do Sul no ano passado e chega ao Brasil no primeiro semestre de 2024. O EV9 tem dois tipos de motorização. Na de entrada, o motor está acoplado ao eixo traseiro, com 203 cavalos e 35,7 kgfm. Nas duas variantes mais caras, a tração é integral, com 247 cavalos e 25,5 kgfm na Baseline, enquanto a potência se mantém na “top” GT-line mas o torque sobe para 35,7 kgfm.
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Omoda 5
A nova marca chinesa Omoda-Jaecoo confirmou a chegada do Omoda 5 ao mercado brasileiro em 2024. O modelo assinala a estreia da nova marca no Brasil, com a versão topo de linha equipada com motorização 100% elétrica e outras duas híbridas-leve. O Omoda 5 tem o mesmo design nas três configurações.
GWM Poer
A chinesa GWM estreou no Brasil com o híbrido Haval H6, mas a picape média Poer será o primeiro modelo produzido em Iracemápolis (SP). Embora esteja sendo prometida já para o primeiro semestre deste ano, a híbrida Proer ainda não teve sua motorização divulgada. De certo, a picape será equipada com um motor a combustão flex e outro elétrico, sem a confirmação também se terá um sistema híbrido simples ou plug-in.
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