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Por que carros os conversíveis não vingaram no Brasil?

O País produziu poucos modelos ao longo das décadas

Marcos Ferreira

17/04/2025 às 17:11

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O País não tem tradição na fabricação de conversíveis

O País não tem tradição na fabricação de conversíveis | Freepik

Se você é um amante de carros, provavelmente já sonhou em dirigir um conversível com o vento batendo no rosto. No entanto, no Brasil, a produção de veículos conversíveis é rara e geralmente se resume a alguns poucos modelos nas últimas décadas. Isso se deve a vários fatores que contribuíram para a falta de popularidade desses carros no País.

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Protecionismo do Setor Automotivo Nacional

Durante a ditadura militar, a importação de veículos foi proibida para proteger a indústria nacional. Embora alguns veículos tenham sido importados ilegalmente, essa medida limitou a disponibilidade de carros conversíveis no mercado. 

Segurança 

A segurança pública, especialmente nos grandes centros, é um fator importante. Os carros conversíveis são mais suscetíveis a roubos devido à sua estrutura aberta, o que os torna menos atraentes para os consumidores.


Custo Elevado 

Os carros conversíveis geralmente custam o dobro do preço de um modelo convencional, o que afasta muitos compradores. 

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Clima 

Embora o Brasil seja um país tropical, as mudanças climáticas abruptas podem tornar a experiência de dirigir um carro conversível desagradável. 

Seguro mais caro 

O seguro para carros conversíveis é mais caro devido ao risco aumentado de roubo e avarias. 

Quais carros conversíveis foram produzidos no Brasil? 

Apesar das limitações, alguns carros conversíveis foram produzidos no Brasil. Os principais modelos incluem:

Ford Escort XR3

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Produzido de 1985 a 1995, sendo este o modelo mais popular produzido no País.

Puma

Produzido nas versões GTS de 1973 a 1981 e rebatizado como GTC em 1981, com aproximadamente 7.300 unidades vendidas.

Chevrolet Kadett GSi

O conversível foi fabricado de 1991 a 1995. Até 1993, o modelo vinha equipado com capota manual, e posteriormente a Chevrolet passou a oferecer também uma versão com capota elétrica.

Sonho de muitos brasileiros que não decolou

Além dos motivos citados acima, também há a questão do custo elevado, tanto de fabricação quanto de comercialização, ficando restrito apenas a pessoas de alto poder aquisitivo, além de terem um clima e seguro mais caros.

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Embora alguns modelos tenham sido produzidos no País, a falta de popularidade desses carros é evidente.

No entanto, para os amantes de carros, a experiência de dirigir um conversível ainda é um sonho atraente.

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