A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 24 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Automotor

Viagem de carro na serra: confira 4 cuidados essenciais para motoristas

Não saber como guiar em descidas íngremes coloca em risco a vida dos ocupantes do veículo

Adriano Assis

04/11/2024 às 15:34  atualizado em 04/11/2024 às 15:35

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Saber como dirigir de forma correta e segura evita acidentes

Saber como dirigir de forma correta e segura evita acidentes | Standret/Freepik

Quem tira a habilitação geralmente sente que sabe tudo sobre dirigir, mas basta pegar uma serra para entender que, às vezes, a coisa é mais complicada do que parece. Se não tiver prestado bem a atenção nas aulas, pode tomar alguns sustos.

Continua depois da publicidade

Não saber como guiar o carro nas serras brasileiras pode superaquecer os freios e colocar em risco a vida dos ocupantes do veículo.

Mais do que calibrar os pneus e fazer a manutenção do carro de forma correta, é necessário saber como agir ao volante, em especial, nas descidas. Uma das principais dicas é descer a serra com alguma marcha engatada. Confira mais detalhes sobre esta e outras dicas importantes:

1º – Faça a leitura da situação

A maneira como o motorista deve agir quando está descendo uma serra depende de vários fatores. O quanto a descida é íngreme, como está o fluxo de veículos, se o asfalto está bom, as condições do tempo e até o peso do carro. 

Continua depois da publicidade

Há diferença entre descer sozinho no veículo ou com a família inteira e o bagageiro lotado. O peso influencia o comportamento do carro. Então, é importante entender a situação.

Serras como a que existe entre a Capital e Ubatuba costumam ser feitas com a 2ª marcha engatada, ou até com a 1ª, em algumas situações. Outras, menos íngremes, como a rodovia Imigrantes, podem ser feitas com a 3ª ou 4ª marcha engatadas.

2º – Desça a serra na marcha correta

Sinta qual a marcha que o carro pede para descer a serra de forma segura. Se a velocidade começar a aumentar demais, é sinal de que você precisa reduzir a marcha. O mesmo acontece se você está pisando demais no freio. 

Continua depois da publicidade

O ideal é que o carro faça a descida com tranquilidade, sem necessidade de ficar acionando os freios, com exceção das curvas.

3º – Não desça apertando o freio

Se você está “segurando” o carro no freio do pedal, é sinal de que você está descendo a serra de forma equivocada e na marcha incorreta. Corrija.

Descer o carro utilizando o freio o tempo todo aumenta o desgaste e aquece o sistema, podendo causar superaquecimento. Você pode acabar ficando sem freios e sofrendo um acidente.

Continua depois da publicidade

4º – Como fazer com câmbio automático

Em vários modelos de carros com câmbio automático disponíveis no Brasil, você verá opções como D1, D2 e D3 logo depois da letra D, de Drive (dirigir, em inglês). Elas são correspondentes as 1ª, 2ª e 3ª marchas. Use-as para manter o carro descendo em velocidade segura.

Em alguns modelos de câmbio automático, essa função é representada pela letra L, de Low (algo como "devagar", em inglês).

Se o carro não tiver nenhuma dessas opções (D1, D2, D3 ou L) e o câmbio automático não estiver “segurando o carro”, mude para o modo manual.

Continua depois da publicidade

Descer serras de forma correta é cuidar do carro e principalmente de vidas.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados