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Automotor
Não saber como guiar em descidas íngremes coloca em risco a vida dos ocupantes do veículo
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Saber como dirigir de forma correta e segura evita acidentes | Standret/Freepik
Quem tira a habilitação geralmente sente que sabe tudo sobre dirigir, mas basta pegar uma serra para entender que, às vezes, a coisa é mais complicada do que parece. Se não tiver prestado bem a atenção nas aulas, pode tomar alguns sustos.
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Não saber como guiar o carro nas serras brasileiras pode superaquecer os freios e colocar em risco a vida dos ocupantes do veículo.
Mais do que calibrar os pneus e fazer a manutenção do carro de forma correta, é necessário saber como agir ao volante, em especial, nas descidas. Uma das principais dicas é descer a serra com alguma marcha engatada. Confira mais detalhes sobre esta e outras dicas importantes:
A maneira como o motorista deve agir quando está descendo uma serra depende de vários fatores. O quanto a descida é íngreme, como está o fluxo de veículos, se o asfalto está bom, as condições do tempo e até o peso do carro.
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Há diferença entre descer sozinho no veículo ou com a família inteira e o bagageiro lotado. O peso influencia o comportamento do carro. Então, é importante entender a situação.
Serras como a que existe entre a Capital e Ubatuba costumam ser feitas com a 2ª marcha engatada, ou até com a 1ª, em algumas situações. Outras, menos íngremes, como a rodovia Imigrantes, podem ser feitas com a 3ª ou 4ª marcha engatadas.
Sinta qual a marcha que o carro pede para descer a serra de forma segura. Se a velocidade começar a aumentar demais, é sinal de que você precisa reduzir a marcha. O mesmo acontece se você está pisando demais no freio.
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O ideal é que o carro faça a descida com tranquilidade, sem necessidade de ficar acionando os freios, com exceção das curvas.
Se você está “segurando” o carro no freio do pedal, é sinal de que você está descendo a serra de forma equivocada e na marcha incorreta. Corrija.
Descer o carro utilizando o freio o tempo todo aumenta o desgaste e aquece o sistema, podendo causar superaquecimento. Você pode acabar ficando sem freios e sofrendo um acidente.
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Em vários modelos de carros com câmbio automático disponíveis no Brasil, você verá opções como D1, D2 e D3 logo depois da letra D, de Drive (dirigir, em inglês). Elas são correspondentes as 1ª, 2ª e 3ª marchas. Use-as para manter o carro descendo em velocidade segura.
Em alguns modelos de câmbio automático, essa função é representada pela letra L, de Low (algo como "devagar", em inglês).
Se o carro não tiver nenhuma dessas opções (D1, D2, D3 ou L) e o câmbio automático não estiver “segurando o carro”, mude para o modo manual.
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Descer serras de forma correta é cuidar do carro e principalmente de vidas.
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