Entre em nosso grupo
2
Automotor
Em um dos vídeos que mais viralizaram, veículo passou por onde Jeep Renegade não conseguiu
Continua depois da publicidade
Vitória do Uno sobre Renegade rendeu milhões de visualizações | Reprodução/Instagram
Verão em boa parte do Brasil é sinônimo de calor com temporais de fim de tarde. O que, em muitas cidades, gera alagamentos e caos no trânsito.
Continua depois da publicidade
Nesta estação, especificamente, mais do que a destruição causada pelas chuvas de verão, estão bombando na rede imagens de Unos atravessando locais alagados.
Um dos carros mais vendidos da história do País, o Fiat Uno foi lançado por aqui em 1984 e só saiu de produção em 2021. Vários modelos dele foram históricos, como o Mille, que abriu a era dos carros populares.
A importância do carro para a Fiat é tanta que um "novo Uno" pode estar vindo por aí. No mercado de usados, ele continua valorizado, com fama de barato e indestrutível.
Continua depois da publicidade
Um dos motivos dele ter saído de linha, foi dar mais espaço ao novo veículo de entrada da marca italiana no Brasil: o Fiat Mobi, carro mais barato do Brasil e também um dos mais econômicos.
Entre os vídeos e fotos de Unos que estão bombando desde o fim do ano está o de Ágata Ferreira Tavares, que filmou em Sorocaba o carro não só passando por um lugar alagado, como deixando para trás um Jeep Renegade que ficou pelo caminho.
O vídeo foi republicado por milhares de contas e páginas. Apenas no perfil Sorocabanices, ele passou em poucos dias de 10 milhões de visualizações.
Continua depois da publicidade
Este caso ocorreu no dia 10 de dezembro de 2024 e o modelo em questão é um Fiat Uno S, de 1993, dirigido pelo taxista sorocabano Noel Santos.
Ao portal g1, ele explicou que já conhecia o local, que alaga com frequência, e, por isso, não teve medo de passar por ali com seu “Uninho.”
Motorista experiente, o taxista conduziu de forma correta durante o alagamento, o que também explica porque o Uno deu conta do recado.
Continua depois da publicidade
Durante temporais, o motorista precisa ficar atento. Conhecer a cidade e saber ficar longe dos locais mais suscetíveis a alagamentos é a melhor opção.
Se a rua estiver alagada, o ideal, é parar o carro ainda na parte seca e esperar a água baixar para seguir viagem.
Continua depois da publicidade
Quando isso não for possível, a recomendação é engatar a primeira marcha e passar pelo alagamento em velocidade constante, sem trocar mais de marcha até voltar a passar por trecho seco.
A altura ideal da água é na metade do pneu, no máximo. Trocar de marcha durante a água, pode fazer com que o líquido seja sugado para dentro do carro, atingindo o motor e causando calço hidráulico. Os danos ao motor podem ser irreparáveis.
Nos carros com câmbio automático, a melhor opção é colocar em manual e também passar sem trocar de marcha. Quando não der, mantenha a mesma velocidade para que o carro não troque de marcha sozinho.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade