A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 17 Março 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Automotor

Carro elétrico super barato? Conheça o novato que pode chacoalhar o Brasil

Conheça o elétrico que promete ser o rei do custo-benefício nas cidades brasileiras

Joseph Silva

16/03/2025 às 20:34  atualizado em 16/03/2025 às 20:36

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Revolucione seus trajetos urbanos com este elétrico compacto e econômico

Revolucione seus trajetos urbanos com este elétrico compacto e econômico | Reprodução/Youtube

Um novo veículo elétrico tem ganhado visibilidade no mercado brasileiro. Com foco em um preço considerado acessível e na mobilidade urbana, este veículo se apresenta como uma possível alternativa para aqueles que priorizam economia e praticidade nos deslocamentos diários em áreas urbanas.

Continua depois da publicidade

O nome do modelo do veículo é E-Tu. Ele é um triciclo elétrico da Loja Google em parceria com a e-move. Detalhes sobre este lançamento, que visa influenciar a forma de locomoção, são apresentados a seguir.

As informações são do canal especializado em veículos movidos a eletricidade "Análise rápida - veículo elétrico", no Youtube. Assista à publicação:

Economia para deslocamentos urbanos

Para usuários que buscam alternativas aos custos de veículos a combustão, o triciclo elétrico surge como uma opção.

Continua depois da publicidade

O vídeo informa que ele proporciona uma "locomoção urbana bem barata". Um dos principais atrativos é o baixo custo por quilômetro rodado, estimado em "três reais para recarregar a bateria completa".

A economia potencial é destacada na comparação com veículos a combustão, com a alegação de que o triciclo elétrico pode ser significativamente mais econômico por quilômetro rodado.

Adicionalmente, o valor de aquisição é apontado como um fator positivo, sendo inferior ao de outros veículos elétricos disponíveis no mercado nacional.

Continua depois da publicidade

Conforto e facilidade de uso

Além dos aspectos econômicos, o conforto e a praticidade são características relevantes deste triciclo elétrico.

O veículo oferece um "interior confortável no seu banco aí com ajuste de regulagem de altura ajuste regulagem de inclinação". A proposta é de um ambiente fechado para a locomoção urbana, protegendo contra diversas condições climáticas.

A dimensão compacta do triciclo elétrico é apresentada como uma vantagem para a praticidade em ambientes urbanos densos.

Continua depois da publicidade

Facilita o estacionamento em espaços limitados. Embora sua agilidade no trânsito não se equipare à de uma motocicleta, ele é considerado "bem mais fácil de se lidar no trânsito do de grande cidade com o veículo menor".

Especificações técnicas

Em relação às especificações técnicas, o triciclo elétrico possui um motor de "3 mil watts de potência nominal". Sua velocidade máxima é de "apenas 45 km por hora".

Para o contexto urbano, onde os limites de velocidade em muitas vias são semelhantes, essa característica pode ser considerada adequada.

Continua depois da publicidade

Um diferencial notável é a bateria de "íon-lítio".  Diferentemente de outros triciclos elétricos que utilizam baterias de chumbo, a bateria de íon-lítio pode oferecer maior autonomia e durabilidade.

Abateria possui "60 volts e 60 amperes de capacidade", com uma autonomia divulgada pelo fabricante de "até 100 Km". Em testes práticos, estima-se uma autonomia entre 60 e 80 km, considerada suficiente para muitos deslocamentos urbanos.

O veículo tem capacidade para "três ocupantes". Apesar de suas dimensões externas, o espaço interno permite acomodar "dois adultos ali atrás". O sistema de freios conta com freios a disco nas três rodas. As rodas traseiras são de carro, com pneus mais largos, e a roda dianteira utiliza pneu de moto, todas em liga leve.

Continua depois da publicidade

Aspectos legais e manutenção

Quanto à documentação, o triciclo elétrico é "totalmente possível emplacar" para circulação em vias públicas. O processo de emplacamento é semelhante ao de uma motocicleta, sendo classificado na mesma categoria pelo Detran.

Para conduzi-lo, é exigida "a carteira de moto". O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) segue a tributação de motocicletas, com um valor considerado baixo.

Em relação à manutenção, o veículo se destaca pela sua simplicidade mecânica. O motor é "direto no eixo", o que minimiza o número de componentes e a necessidade de manutenções complexas.

Continua depois da publicidade

A bateria de íon-lítio também contribui para uma menor necessidade de manutenção, com uma vida útil esperada mais longa. Revisões periódicas do sistema de freios e outros itens são recomendadas.

O motor com "uma engrenagem reduzida" proporciona um torque adequado para arranques e subidas, especialmente em baixas velocidades.

Interior e Equipamentos

O interior do triciclo elétrico apresenta um acabamento considerado de boa qualidade para a sua categoria. No vídeo, o acabamento é descrito como "de primeira" e "sensacional para um tuk-tuk".

Continua depois da publicidade

Materiais como imitação de fibra de carbono, Black Piano e aço escovado são utilizados. O espaço interno é notável, acomodando pessoas de diferentes estaturas tanto nos bancos dianteiros quanto traseiros.

Entre os equipamentos, o veículo possui câmbio com opções neutro, Drive e ré, além de câmera de ré integrada à central multimídia.

Dispõe de porta-objetos, botão de ignição no pedal, travas elétricas nas portas, limpador de para-brisa com esguicho, alerta de emergência, sistema de ar quente para desembaçamento, saída USB e um painel de instrumentos com indicadores de voltagem da bateria e velocidade.

Continua depois da publicidade

Acentral multimídia exibe informações diversas sobre o veículo. Para entretenimento, oferece rádio com USB, cartão de memória e Bluetooth, além de alto-falantes. Os bancos são revestidos em couro com ajustes, e o veículo possui teto solar e vidros elétricos.

Dirigibilidade e estabilidade

A condução do triciclo elétrico se assemelha à de uma motocicleta, com aceleração no punho. O guidão integra comandos como setas, buzina e modos de condução.

A frenagem é realizada por um pedal que aciona os freios a disco nas três rodas simultaneamente. A posição de pilotagem é considerada "bastante confortável".

Continua depois da publicidade

Testes de estabilidade indicam que o veículo é "bastante estável". Essa característica é atribuída à localização das baterias na parte inferior e ao baixo centro de gravidade proporcionado pelo motor.

A suspensão, com rodas traseiras de carro e um projeto adequado, permite realizar curvas de maneira razoável dentro dos limites de velocidade. Apesar de não ser um veículo de alta performance, demonstra segurança em condições normais de uso urbano.

Preço e disponibilidade

O triciclo elétrico esteve disponível em pré-venda por 49 mil reais em 2022 no site da E-move. No entanto, segundo pesquisa no site da empresa, o produto não está mais sendo oferecido.

Este valor é significativamente inferior ao de outros carros elétricos no mercado brasileiro. Considerando seu foco no uso urbano, semelhante a modelos elétricos mais caros, o custo-benefício é um ponto de destaque.

TAGS :

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados