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Carro elétrico 'Peugeot E-2008' ganha ajustes no visual; confira detalhes

'E-2008 GT' ostenta nova linguagem visual da gama e do hatch compacto 208

Daniel Dias

24/11/2024 às 20:00

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Novo Peugeot E-2008 ganha novo visual na atualização

Novo Peugeot E-2008 ganha novo visual na atualização | Divulgação

Na evolução da família 2008, a versão elétrica do SUV compacto desembarcou no Brasil no mês passado.

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Reformulado na Europa no segundo semestre de 2023, o "E-2008 GT" ostenta a nova linguagem visual da gama e do hatch compacto 208, com as três “garras de felino” em substituição ao “dente de sabre” como luzes de circulação diurna (DRLs) e, no caso do SUV 100% elétrico, mais potência e ampliação da autonomia.

Valores e detalhes

O novo "E-2008" tem preço de R$ 259.990, agora com seis cores para a carroceria, as metálicas "Azul Vertigo" – o tom que “dita o ritmo” do elétrico desde sua estreia na Europa, em 2019 –, "Preto Perla Nera", "Cinza Selenium", "Cinza Artense" e "Vermelho Elixir" e a perolizada "Branco Okenite".

Com a chegada do novo "E-2008" ao Brasil, a marca do leão garante que reforçou sua cadeia de serviços e suporte ao cliente envolvendo as especificidades e necessidades da mobilidade “verde”.

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Em termos de potência, o novo "E-2008" teve um aumento de 15%, passando de 136 para 158 cavalos – com
o torque sendo mantido em 26,5 kgfm, instantâneo, como em todo o carro elétrico –, enquanto a capacidade da bateria subiu de 50 para 54 kWh e a autonomia saltou de 250 para 261 quilômetros, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro.

Para ajudar no reabastecimento da bateria, o E-2008 conta com um carregador monofásico de 11 kW (superior ao anterior, de 7,4 kW), o que permite uma recarga rápida de 80% em até 30 minutos em estações de 100 kW.

Em uma tomada de 220 volts, o carregamento a partir do zero pode demorar até vinte e quatro horas e 55 minutos.

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O elétrico tem o seletor de funções e-Toggle, que oferece além do “D” (driving), do “R” (marcha a ré), do “N” (neutro) e do “P” (parking) três modos de condução: “Eco”, “Normal” e “Sport”.

Novo modelo

A nova grade “bodycolor” tem o novo logotipo “Peugeot”/Divulgação

A nova grade “bodycolor” – intercalando aletas centrais pretas com a cor da carroceria – tem o novo logotipo “Peugeot” em conjunto com faróis full-led, assinatura luminosa na traseira com a introdução de lanternas
em leds replicando as três garras de felino, “lettering” “Peugeot” na faixa preta que une as lanternas, identificação da versão 100% elétrica em um monograma com a letra “E” seguido da nomenclatura “2008” no canto de baixo esquerdo e o badge “GT” no lado direito.

As rodas diamantadas de 18 polegadas ganharam novo desenho. Elemento principal do habitáculo dos atuais modelos da marca francesa, o i-Cockpit domina o interior do "E-2008", tendo o volante de dimensões reduzidas, como no 208.

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O painel de instrumentos do elétrico tem novo design, com tela de 10 polegadas de alta definição e personalizável.

No centro do painel está o Peugeot i-Connect, com tela “touchscreen” de 10,3 polegadas com respostas semelhantes às de um smartphone, com espelhamento sem fio para Apple CarPlay e Android Auto.

Primeiras impressões

O painel de instrumentos do elétrico tem novo design, com tela de 10 polegadas de alta definiçãoO painel de instrumentos do elétrico tem novo design, com tela de 10 polegadas de alta definição/Divulgação

Mais forte e “no chão”

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Haras Tuiuti/SP – O teste do novo "Peugeot E-2008" foi feito na pista do circuito do Haras Tuiuti, distante quase 60 quilômetros de Campinas (SP).

Paralelamente a um teste de percurso com obstáculos contra o cronômetro, foi possível comprovar as evoluções do utilitário esportivo totalmente elétrico.

E as mudanças ficaram bem perceptíveis aos sentidos, menos, naturalmente, à audição – no que diz respeito ao som do motor, o silêncio continua a imperar.

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Já na arrancada do carro, os 22 cavalos adicionais do novo "E-2008" se manifestam e tomam conta nas altas velocidades – autorizadas por se tratar de uma pista fechada. O elétrico tem boa capacidade de retomadas de velocidade a partir de freadas fortes.

Não foi possível, no entanto, chegar à máxima anunciada (150 km/h) porque o circuito do Haras Tuiti não tem uma reta suficientemente grande para isso.

Os testes também não envolveram as questões de alcance do novo "E-2008", mas os 11 quilômetros a mais de autonomia reveladas pela Peugeot fazem diferença em uma jornada diária urbana.

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Por se tratar de um teste de pista, com o objetivo de avaliar a performance dinâmica, não foi acionado o “one pedal”, usado para recuperar energia nas reduções de velocidade.

O sistema permite ao motorista utilizar apenas o acelerador para conduzir o carro, aliviando o pé para frear, condição indicada para o trânsito “amarrado” e de anda e para das grandes cidades.

Porém, o mais notável para quem gosta de ter o carro “sempre na mão”, especialmente em curvas mais rápidas ou apertadas, foi verificar a estabilidade do novo "E-2008".

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No circuito, o elétrico importado da França foi submetido à cargas vigorosas em curvas, com velocidades acima do recomendável (afinal, estava em uma pista fechada, com áreas de escape caso fosse preciso).

O resultado foi admirável, com o "E-2008" sempre “agarrado ao chão” e sem necessidade da manobra de sobre-esterço do volante em nenhum momento.

Ponto para o eficiente ajuste feito pela Peugeot na programação dos controles de estabilidade e de tração em relação à versão anterior do elétrico.

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