Entre em nosso grupo
2
Automotor
Produção de 2,55 milhões de autoveículos no ano passado representou alta de 9,7% na comparação com 2023
Continua depois da publicidade
Ao todo, 398,5 mil veículos foram enviados para outros países em 2024 | Divulgação
Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a produção de 2,55 milhões de autoveículos – somando carros de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus – no ano passado representou alta de 9,7% na comparação com 2023, fazendo com que o Brasil passasse a Espanha e assumisse a oitava colocação.
Continua depois da publicidade
As exportações de dezembro confirmaram o viés de alta do segundo semestre, que compensaram o fraco desempenho da primeira parte do ano e praticamente igualaram o resultado de 2023, apontando um 2025 de recuperação nos embarques. Ao todo, 398,5 mil veículos foram enviados para outros países em 2024.
Já as importações tiveram o melhor período dos últimos dez anos, com 466,5 mil emplacamentos, crescimento de 33% impulsionado pela entrada maciça de eletrificados, em especial da China.
“É preciso reequilibrar os volumes de exportações e importações em 2025, de forma a evitar um novo déficit na balança comercial, como ocorreu em 2024. Temos um imposto de importação muito baixo para elétricos e híbridos, o que nos torna um alvo preferencial de empresas importadoras, em prejuízo de nosso parque industrial e dos nossos empregos”, explicou Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade