Entre em nosso grupo
2
Automotor
Número corresponde ao melhor resultado alcançado nos últimos 12 anos
Continua depois da publicidade
Brasil produz mais de 1 milhão de motos de janeiro a setembro | Divulgação
De janeiro a setembro, foram produzidas 1.323.327 motocicletas no Brasil, volume 11% superior ao registrado no mesmo período do ano passado – o melhor resultado alcançado para os nove primeiros meses desde 2012.
Continua depois da publicidade
A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) acaba de revisar para cima suas projeções para 2024.
A nova perspectiva é produzir 1,72 milhão de motocicletas nas linhas de montagem das fábricas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM), alta de 9,3% na comparação com o ano passado. A perspectiva inicial era produzir 1,69 milhão de unidades.
“A motocicleta, por seus atributos, tem atraído cada vez mais novos consumidores. Dessa forma, estamos alterando nossas previsões com base nos bons números alcançados até aqui e nas expectativas para o último trimestre do ano, tradicionalmente positivo graças à injeção do décimo terceiro salário na economia. As fabricantes anteciparam os estoques para garantir o abastecimento das linhas de produção e adotaram alternativas logísticas para manter o ritmo de produção e atender à demanda do mercado”, explica Marcos Bento, presidente da Abraciclo.
Continua depois da publicidade
A entidade também revisou a projeção de vendas no varejo. A nova perspectiva é que os licenciamentos alcancem 1,81 milhão de unidades, crescimento de 14,4% na comparação com o ano passado (1.582.032 motocicletas emplacadas).
A projeção anterior era que as vendas no varejo totalizassem 1,70 milhão de unidades.
Para as exportações, a associação manteve a estimativa de embarque de 35 mil motocicletas para 2024, o que corresponde a um crescimento de 6,3% em relação às 32.931 unidades exportadas em 2023.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade