A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Automotor

BMW R18 já está à venda no Brasil

A BMW R18 100 anos, edição da cruiser que comemora o século da BMW Motorrad, tem 1.923 unidades produzidas 30 delas destinadas ao Brasil

Gladys Magalhães

25/08/2023 às 13:45

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
BMW R 18 - 100 Anos chega ao Brasil em edição limitada

BMW R 18 - 100 Anos chega ao Brasil em edição limitada | Divulgação

Em setembro de 1923, a BMW produziu sua primeira motocicleta, a R 32, equipada com um motor de dois cilindros opostos (boxer) arrefecido a ar. Um século depois, um outro bicilíndrico boxer está novamente na edição comemorativa pelos cem anos da BMW Motorrad. A R 18 – 100 Anos já está à venda nas concessionárias nacionais, com preço de R$ 189.900 – cerca de R$ 30 mil mais cara do que a R18 na versão Pure vendida no país. Couberam ao Brasil apenas 30 das 1.923 unidades produzidas. A série especial, que agrega acabamentos exclusivo e componentes diferenciados, recebeu uma pintura especial para marcar a ocasião.

Continua depois da publicidade

Inspirada na clássica R 5, dos anos 30 do século passado, a R 18 ostenta linhas clássicas e estilosas. A edição R 18 –100 Anos se destaca pela pintura e superfícies cromadas de alto brilho, pelas linhas brancas duplas e pelo emblema “100 Anos”. O conceito de pintura sobre cromo também é encontrado no para-lama da roda traseira, em combinação com a linha dupla branca. O para-lama da roda dianteira e as tampas laterais são pintadas de preto, enquanto o banco tem acabamento biton, combinando preto com Vermelho Oxford e reforçando o caráter exclusivo do modelo. O escapamento é da fabricante eslovena Akrapovic. A R 18 – 100 Anos é equipada ainda com o pacote Option 719, linha com acessórios de customização e peças com detalhes usinados, pintados e, muitas vezes, feitos a mão na BMW Motorrad.

BMW R 18 - 100 Anos chega ao Brasil em edição limitada - Fotos: Divulgação
BMW R 18 - 100 Anos chega ao Brasil em edição limitada - Fotos: Divulgação

Apesar dos adereços e equipamentos da edição comemorativa, o inegável destaque de qualquer R 18 é seu motor boxer de dois cilindros, desenvolvido especialmente para esse modelo, o maior desse tipo já usado em uma moto BMW. Com 91 cavalos de potência a 4.750 rpm e 16,1 kgfm de torque a 3 mil giros, o motor tem um ronco peculiar, marca registrada do segmento cruiser. O câmbio é de 6 marchas. O modelo oferece três modos de pilotagem padrão, algo incomum no segmento, para poder se adaptar às preferências individuais do piloto. Há ainda o ASC (controle automático de estabilidade), o MSR (controle dinâmico do freio-motor), o Hill Start Control, para facilitar as partidas em subidas, o controle de velocidade de cruzeiro, todas as luzes em leds e o sistema de partida sem chave.

Os elementos de suspensão da nova R 18 dispensam ajuste eletrônico. Em vez disso, um garfo telescópico e um suporte de suspensão central permitem a regulagem dos amortecedores. Como uma herança da lendária R 5, os tubos do garfo telescópico são envoltos em mangas. O curso da suspensão é de 120 milímetros na dianteira e de 90 milímetros na traseira. O sistema de frenagem consiste em um freio a disco duplo na dianteira e um único na traseira, em conjunto com pinças fixas de quatro pistões, ambos com ABS integral.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados