Entre em nosso grupo
2
Automotor
Veículo tem 58 anos de história e já venceu mais de 50 milhões de unidades
Continua depois da publicidade
Qualidade e confiabilidade são as chaves do sucesso do modelo | Divulgação/Toyota
O mercado automotivo tem mais de um século de história e movimenta anualmente bilhões de dólares ao redor do mundo.
Continua depois da publicidade
Alguns motoristas preferem investir pensando em desempenho, outros na economia, enquanto há os que procuram carros que não quebram.
O mercado passou por diversas evoluções ao longo do tempo. Hoje, os modelos a combustão disputam as vendas com novas tecnologias, como os híbridos ou elétricos.
Apenas no Brasil, sexto maior mercado automotivo do mundo, foram vendidas mais de 15 milhões de unidades em 2024, a maior parte delas, de veículos usados.
Continua depois da publicidade
Mas se há modelos que são destaques de vendas em países específicos, outros são sucesso em todo o mundo.
Um carro de quase seis décadas de história é o dono da marca de mais vendido do planeta em toda a história, com mais de 50 milhões de exemplares vendidos.
Foi nos anos 1960 que a montadora japonesa Toyota trouxe ao mercado o sedã mais conhecido, o Corolla.
Continua depois da publicidade
A primeira versão foi lançada em 1966. O objetivo era fazer um carro com mais qualidade do que os modelos oferecidos no Japão na época.
O Corolla é fruto da doutrina 80, criada pelo chefe de desenvolvimento Tatsuo Hasegawa. Nela, o carro precisa ter nota acima de 80, de um máximo de 100, nos quesitos que mais chamavam atenção do consumidor.
O sucesso do Toyota foi imediato e já nos anos 1970 ele era uma dos carros mais vendidos em todos os países.
Continua depois da publicidade
No Brasil, o clássico da Toyota chegou em 1993, após a abertura do mercado nacional para importações. Ele vinha dos Estados Unidos e já estava em sua sétima geração.
A partir de 1998 ele passou a ser fabricado por aqui na fábrica da Toyota em Indaiatuba, na Região Metropolitana de Campinas. Ele era vendido nas versões XEi, XLi e SE-G, com motor de 1.8 com 116 cv.
Em 2006, o modelo entrou na décima geração (durou até 2013), quando passou a ter motor 2.0 flex, com 153 cv. O Corolla brasileiro passou a ser exportado para os demais países da América Latina.
Continua depois da publicidade
A montadora quebrou mais uma marca em 2019, ao lançar o Novo Toyota Corolla, primeiro híbrido nacional e pioneiro no uso do motor flex aliado a um elétrico. Dois anos depois, lançou o Corolla Cross, versão SUV médio do carro mais vendido da história.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade