A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 23 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Automotor

As novidades apresentadas na Lat.Bus & Transpúblico 2022

Redução da poluição e aumento da segurança no transporte de passageiros foram os destaques da Lat.Bus & Transpúblico 2022

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Na Lat.Bus, fabricantes de chassis e encarroçadoras expuseram soluções para operadoras de transporte de passageiros

Na Lat.Bus, fabricantes de chassis e encarroçadoras expuseram soluções para operadoras de transporte de passageiros | Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix

No setor automotivo, o transporte coletivo de passageiros foi o segmento mais prejudicado pela Covid-19. A pandemia que chegou com força ao Brasil em março de 2020, além desorganizar a cadeia produtiva e interromper temporariamente as atividades em várias fábricas de chassis e encarroçadoras, prejudicou pela redução do volume de passageiros, gerada pelas recomendações sanitárias de isolamento social. Atualmente as restrições por conta da pandemia são menores, mas os preços dos insumos subiram e ainda faltam componentes, notadamente os semicondutores. Apesar dos problemas, o mercado de ônibus apresentou recuperação no primeiro semestre deste ano, registrando crescimento de 29% na produção de chassis, com 13.331 unidades, ante as 10.324 no mesmo período de 2021, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Agora, o setor se prepara para as mudanças causadas pelas exigências da fase P8 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), equivalente à norma europeia Euro 6, que reduzirão os limites de emissões de poluentes para os veículos fabricados a partir de 2023. Foi nesse contexto que aconteceu a Lat.Bus & Transpúblico 2022, feira latino-americana do transporte coletivo aberta de 9 a 11 de agosto no São Paulo Expo. O evento da capital paulista, que ocorreu juntamente com a trigésima quinta edição do Seminário Nacional NTU (associação das empresas de transportes urbanos), tornou-se um palco para a apresentação de soluções de propulsão como os motores elétricos e movidos a gás e a biodiesel, ao lado das novas gerações de motores movidos a diesel, de alta eficiência energética.

Continua depois da publicidade

Destaques da Lat.Bus & Transpúblico 2022

Mercedes-Benz
No estande da marca alemã, que lidera o mercado brasileiro de chassis de ônibus há 65 anos e atualmente responde por mais de 50% dos emplacamentos do setor, a principal atração foi o chassi elétrico urbano eO500U, já em produção na fábrica de São Bernardo do Campo/SP – também estava disponível em um modelo encarroçado para test-drive na área externa do São Paulo Expo. Como a tecnologia de ônibus elétricos ainda é para poucos – os veículos recarregáveis em tomadas são muito mais caros que os movidos a diesel e as estruturas para recarga ainda são incipientes no Brasil –, a Mercedes-Benz apresentou também a nova linha de chassis de ônibus com tecnologia BlueTec 6 para atendimento à nova legislação de emissões Proconve P8. As novas versões de motores a diesel OM 924 LA, OM 926 LA e OM 460 LA Euro 6 têm a proposta de emitir menos 80% de óxidos de nitrogênio e menos 50% de material particulado em relação à norma Euro 5, vigente até o fim do ano. Na área externa, a marca da estrela de três pontas disponibilizou testes do O 500 RSDD com sistema de frenagem de emergência ABA5 e do assistente de ponto cego SGA.

Volkswagen
Vice-líder no setor de chassis de ônibus no Brasil, a Volkswagen Caminhões e Ônibus aproveitou o evento para apresentar os novos Volksbus 11.180 S e 17.230 S, ambos com suspensão a ar, sucessores dos modelos mais vendidos da marca. São os primeiros integrantes da nova família de ônibus que atendem às normas de emissão de poluentes do Proconve P-8 e foram desenvolvidos para entregar o melhor custo total da operação do cliente (TCO). Ao mesmo tempo, a marca alemã com fábrica na cidade fluminense de Resende acelera suas vendas com negócios recentemente fechados, que somam cerca de 3 mil unidades distribuídas por todo o país e serem entregues até o primeiro trimestre de 2023 – cerca de 75% fazem parte do programa governamental Caminhos da Escola. Nos outros segmentos, um destaque de vendas é o novo Volksbus 22.280 ODS, com carrocerias de até 15 metros de comprimento, que ocupará em breve corredores BRT em algumas grandes metrópoles brasileiras, que anteriormente operavam com ônibus articulados.

Continua depois da publicidade

Volvo
A Volvo lançou na Lat.Bus o chassi rodoviário B510R, que faz parte de uma linha recentemente apresentada na Europa. Os novos motores de 13 litros com emissões nível Euro 6 têm a tecnologia Common Rail, que obtem maior pressão de injeção de combustível para a queima para gerar maior eficiência energética. O freio-motor VEB (Volvo Engine Brake) tem agora 510 cavalos, 30% a mais em relação à versão anterior. Tecnologias como o Sistema de Segurança Ativa (SSA), Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) e freios a disco com sistema de controle eletrônico EBS de quinta geração continuam presentes na nova linha. O motor e a caixa de câmbio são os mesmos que equipam o extrapesado FH, o caminhão o mais vendido do mercado brasileiro entre todas as categorias. A transmissão dos novos chassis é a I-Shift, que em sua sétima geração permite trocas de marchas mais rápidas e suaves. “O conjunto de inovações faz com que os novos chassis pesados Volvo Euro 6 sejam até 9% mais econômicos dos que seus antecessores, dependendo da topografia e rota”, assegura Paulo Arabian, diretor Comercial de Ônibus Volvo no Brasil. A marca apresentou ainda o chassi urbano 100% elétrico BZL produzido na Europa, que não deverá ser comercializado no Brasil. A proposta é desenvolver um chassi elétrico especificamente para o mercado regional na fábrica de Curitiba (PR).

Scania
A Scania apresentou sua Nova Geração de ônibus, que estreou há três anos na Europa e contempla os modelos da Série K. com motor traseiro. “Os novos modelos proporcionarão até 8% de economia de combustível em ônibus rodoviários – sendo 7% do motor XPI Euro 6 e 1% da caixa automatizada Scania Opticruise –, e de até 10% nos urbanos, sendo 7% do motor XPI Euro 6 e 3% da caixa automática ZF EcoLife 2. Além de baixos níveis de emissões e de ruídos”, comemora Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções de Mobilidade da Scania no Brasil. Produzidos na cidade paulista de São Bernardo do Campo, os ônibus da Série K trazem motores com sistema de injeção múltipla XPI e “lay shaft brake” (troca de marchas 45% mais rápidas), evolução do sistema de segurança ADAS e novos sensores (alertas de ponto cego e de pedestres), atualizações das caixas de câmbio Scania Opticruise (rodoviários) e ZF EcoLife 2 (urbanos), chassi mais leve, novo eixo traseiro direcional do urbano de 15 metros com sistema eletro-hidráulico, rodoviário 8x2 com 500 cavalos e aprimoramentos no painel, volante e pedais. As motorizações dos chassis, que podem ser abastecidas com diesel, HVO ou biodiesel, são de 9 e 13 litros, de cinco e seis cilindros, com novas potências de 320, 370, 410, 450 e 500 cavalos (rodoviários) e de 280 e 320 cavalos (urbanos). Também há as opções com motores movidos a gás natural e/ou biometano de 280 cavalos e agora de 340 cavalos.

Iveco
 A Iveco destacou em seu estande o ônibus elétrico E-Way, trazido da Itália, e o chassi 17-210 G movido a GNV, que começará a ser produzido na fábrica de Sete Lagoas/MG. “A partir de 2023, teremos uma linha completa Euro 6, com as novas versões da Daily Minibus 45-160 e 50-180, e dois modelos que já integram grandes frotas, chassis 10-190 e 17-280, que ganharão novos componentes. Novidades como o chassi 17-210 G movido a GNV, o ônibus urbano 100% elétrico E-Way e a plataforma de gestão de frotas Nexpro Connect indicam bem onde pretendemos chegar no mercado brasileiro e latino-americano”, explica Danilo Fetzner, diretor da Iveco Bus para a América Latina. Depois de trazer ao Brasil o motor FPT Cursor 13 a gás natural, a marca apresentou na Lat.Bus 2022 o motor FPT N60 CNG, alimentado 100% por GNV, GNL ou biometano. Com a tecnologia de injeção MPI - Multipoint e combustão estequiométrica, de acordo com dados da fabricante, o novo motor entrega economia de combustível de até 40% frente ao diesel e níveis de ruído inferiores.

Continua depois da publicidade

Marcopolo
A gaúcha Marcopolo, líder nacional na produção de carrocerias de ônibus com atuais 53,5% de participação de mercado, iniciará ainda em agosto a produção em série do Attivi, o primeiro ônibus da marca com chassi próprio e 100% elétrico. Até o final deste ano, serão produzidas 30 unidades, que contam com distintas configurações para atender às demandas de diferentes regiões. O projeto de eletromobilidade da Marcopolo prevê o desenvolvimento de uma solução completa de mobilidade urbana sustentável, com plano de serviços, atendimento pós-vendas e peças de reposição, inclusive para o sistema de recarga e manutenção das baterias. Além disso, será oferecido ao mercado ferramentas de telemetria, diagnose remota e gestão da energia de recarregamento, com foco na entrega do melhor custo total de propriedade. A Marcopolo comemora ainda um ano do lançamento da Geração 8 de ônibus rodoviários, que nos últimos 12 meses representou quase 30% das vendas da marca, com mais de mil unidades vendidas para clientes no Brasil e nos principais mercados da América Latina.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados