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Automotor
A Ford traz para o Brasil o Mustang Mach 1, com seu exuberante motor V8 de 483 cavalos
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A frente traz uma nova grade, com o emblema do cavalo no centro e dois grafismos redondos que evocam os faróis auxiliares do modelo 1969 | /DIVULGAÇÃO
Por definição, um automóvel é um veículo de transporte pessoal sobre quatro rodas, para uso individual ou familiar, urbano ou rodoviário. Mas há automóveis que vão muito além de tal definição, disponíveis especialmente para quem tem muito dinheiro para gastar. O Mustang é um desses. Lançado em 1964, o esportivo da Ford tornou-se um sucesso instantâneo. Virou um verdadeiro sinônimo de esportividade automotiva, além de originar um gênero de veículos – os chamados “pony cars”, cupês esportivos de quatro lugares com capô longo e traseira curta. Quase seis décadas após o lançamento e atualmente em sua sexta geração, o Mustang continua em alta e fechou 2020 como o esportivo mais vendido do mundo pelo segundo ano seguido. Funciona como uma marca própria dentro da Ford – tanto que é o indefectível potro galopando que aparece na grade e no volante, aonde deveria estar o oval azul da marca norte-americana. Parte da mística do modelo é creditada às suas icônicas versões e edições especiais, como o Shelby, o Bullitt e o Black Shadow. Tal “galeria” incorporou, em julho do ano passado, o novo Mustang Mach 1 – versão apresentada originalmente em 1969 e retornou após ter sido oferecida pela última vez em 2004. Produzido em edição limitada – porém, sem quantidade especificada –, o Mach 1 já começou a receber pedidos de reserva no Brasil, com as entregas se iniciando a partir de junho. O preço base é R$ 499 mil – mas pode variar com os impostos estaduais.
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A quarta geração do Mach 1 é movida por um “powertrain” formado por motor Coyote V8 5.0 e transmissão automática de 10 velocidades. Com uma calibração exclusiva que gera um ganho de 17 cavalos, entrega 483 cavalos de potência (a 7.250 rpm) e torque máximo de 56,69 kgfm (a 4.900 rpm). O modelo agrega um novo conversor de torque que, de acordo com a Ford, proporciona trocas mais rápidas. A barra antitorção e o sistema de indução de ar “open air box” vêm do Mustang Bullitt, enquanto coletor de admissão, o sistema de arrefecimento do motor e o radiador da transmissão são originários do Shelby GT350. Já o escapamento, o difusor traseiro, o conjunto de braços e buchas da suspensão e o sistema de arrefecimento do diferencial são compartilhados com o Shelby GT500. A suspensão adaptativa MagneRide, com fluido eletromagnético viscoso, conta com uma calibração exclusiva para aumentar a performance nas pistas. Segundo dados da Ford, o Mach 1 acelera de zero a 100 km/h em 4,3 segundos e tem velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.
Estilisticamente, o novo Mach 1 ostenta referências históricas com uma interpretação moderna – começando pela faixa preta com friso colorido no capô e nas laterais. A frente traz uma nova grade, com o emblema do cavalo no centro e dois grafismos redondos que evocam os faróis auxiliares do modelo 1969. O para-choque tem desenho exclusivo, com um novo difusor inferior e duas entradas de ar laterais para suprir os novos radiadores. Nos lados, os grafismos nas portas e na região inferior da carroceria são complementados pelo emblema “Mach 1” no para-lama dianteiro. As rodas de 19 polegadas com acabamento cinza brilhante calçam pneus 255/40 R19 na dianteira e 275/40 R19 na traseira e deixam à mostra os vistosos freios Brembo. Na traseira estão o aerofólio discreto, o difusor com recortes triangulares e as quatro ponteiras de escapamento integradas, “emprestadas” do Shelby GT500. As lanternas são interligadas por uma faixa preta, com a assinatura “Mach 1” no centro. O Mach 1 é disponível em oito combinações de cores. O Cinza Dover traz faixas pretas com contorno laranja. Nos modelos Branco Ártico, Preto Astúrias e Prata Orvalho, esse contorno é vermelho. Já no Azul Indianápolis, Laranja Astana, Vermelho Arizona e Amarelo Talladega, o contraste é feito em branco.
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São sete modos de direção no Mach 1 – “Normal”, “Esportivo”, “Esportivo+”, “Pista”, “Drag”, “Neve/Molhado” e “My Mode”. Para extrair o melhor desempenho em cada condição de pista, eles variam os parâmetros de velocidade da troca de marchas, da resposta do acelerador, da atuação dos freios ABS, do controle de estabilidade, do ajuste da direção, da suspensão adaptativa e do som do escapamento. O painel de instrumentos digital de 12 polegadas permite personalizar cores e mostradores e dá acesso aos Track Apps, que inclui o marcador de zero a 100 km/h e o Line Lock para “burn out”. O escapamento com ajuste de válvula ativo oferece quatro níveis sonoros: “silencioso”, “normal”, “esportivo” e “pista”. O modo “silencioso” pode ser ajustado, por exemplo, para não incomodar os vizinhos pela manhã. Nos modos “esportivo” e “pista”, o som fica mais encorpado e enfurecido – soa como música para os fãs de motores V8. Para deter tanto ímpeto quando é necessário, os freios dianteiros Brembo de 15 polegadas contam com pinças de alumínio, seis pistões de 36 milímetros e pastilhas desenvolvidas para as competições. A segurança autônoma está representada pelo alerta de colisão com detecção de pedestres e frenagem de emergência, pelo assistente de permanência em faixa e pelo alerta de fadiga. O modelo traz ainda oito airbags (frontais, de cortina, joelhos e tórax), controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, câmera de ré com sensor de estacionamento e monitoramento individual de pressão dos pneus.
Ostentação interior
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A versão Mach 1 surgiu há 52 anos como a mais requintada do Mustang. E a atual geração mantém a tradição. O novo Mach 1 tem um interior esportivo e esmerado, com cores e materiais de acabamento especialmente selecionados. A placa afixada no painel com o número de identificação de cada veículo reforça a exclusividade. A cabine em estilo cockpit, com forte influência aeronáutica, é focada na ergonomia. Os comandos na direção e as teclas no painel de instrumentos digital, o câmbio e o console central seguem a inspiração nos aviões.
Os bancos fazem um tributo ao Mach 1 original, com recortes horizontais e um detalhe de cor contrastante no encosto – laranja na versão Cinza Dover e em tom claro nas demais. O revestimento em couro perfurado serve ao sistema de aquecimento e resfriamento. Detalhes de metal polido e escurecido ajudam a criar um ambiente de esportividade. A soleira das portas traz um desenho com a assinatura “Mach 1” e iluminação que pode ser personalizada em sete cores. A luz de aproximação dos retrovisores externos que projeta o ícone do cavalo no chão ajuda a impressionar ainda mais a vizinhança – como se fosse necessário...
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Selvagem conectado
O novo Mach 1 é o primeiro Mustang a chegar à América do Sul equipado com o FordPass Connect, que dá acesso a informações e comandos do veículo pelo celular. O sistema permite travar e abrir as portas com apenas um toque, de maneira remota, ou ingressar no veículo sem a chave. O motorista pode dar partida remota e ligar o ar-condicionado para deixar o carro na temperatura ideal, pronto para sair. O FordPass ainda envia notificação de alarme em tempo real, mostra a localização do veículo e avisa sobre eventuais pneus com pressão baixa. “O usuário pode saber em tempo real tudo o que está acontecendo com o veículo, uma grande conveniência e diferencial em relação às outras versões do Mustang”, explica Leonardo Monaco, gerente de Projeto do Mustang Mach 1 na América do Sul.
A central multimídia Sync 3 vem com navegação e comando de voz, que permite fazer e receber ligações sem tirar a mão do volante, além de conexão com Apple CarPlay ou Android Auto. E o poderoso sistema de áudio premium da Bang & Olufsen tem mil Watts de potência, doze alto-falantes e subwoofer de 8 polegadas.
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Ficha Técnica
Ford Mustang Mach 1
Motor: 5 litros, V8, gasolina premium
Potência: 483 cavalos a 7 mil rpm
Torque: 56,69 kgfm a 4.900 rpm
Transmissão: automática com 10 velocidades com acionamento manual por meio de “paddles shifts” no volante
Tração: traseira
Carroceria: cupê esportivo de quatro lugares
Dimensões: 4,79 metros de comprimento, 1,91 metro de largura, 1,38 metro de altura e 2,72 metros de entre-eixos
Peso: 1.754 kg
Porta-malas: 383 litros
Tanque: 60 litros
Suspensão: Independente com MacPherson na dianteira e independente com molas helicoidais na traseira
Freios: discos com ABS na dianteira e na traseira
Pneus: dianteiros P255/40R19 e traseiros P275/40R19
Fabricação: Flat Rock, Michigan, Estados Unidos
Preço: R$ 499 mil (pode variar com os impostos estaduais)
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