Entre em nosso grupo
2
Automotor
O Grupo 2W Motors entra no segmento de três rodas com a importação dos triciclos italianos Piaggio – com direito a versões elétricas, modificadas no Brasil
Continua depois da publicidade
Lançado em 1948, o triciclo Apé surgiu com foco no transporte de verduras e alimentos em pequenos vilarejos italianos | /Renato Durães
O grupo paulistano 2W Motors representa no Brasil a marca de motocicletas sueca Husqvarna e duas fabricantes de bicicletas elétricas – a italiana Fantic e austríaca KTM Bikes –, além comandar as duas lojas das motocicletas indianas Royal Enfield na capital paulista. Agora, passa a atuar também no segmento de três rodas como representante nacional exclusiva dos triciclos da italiana Piaggio Commercial Vehicles, que são movidos a gasolina. Em tempos nos quais o marketing ecológico anda em alta, a 2W Motors resolveu investir na produção de versões elétricas dos modelos italianos, modificados no Brasil. Assim, são quatro modelos da Piaggio comercializados pela 2W Motors, por enquanto, sob encomenda: Apé Cargo, Apé Passenger, Apé e-Cargo e Apé e-Passenger.
Continua depois da publicidade
Lançado em 1948, o triciclo Apé surgiu com foco no transporte de verduras e alimentos em pequenos vilarejos italianos. Com o tempo, expandiu as fronteiras e conquistou status. Hoje, grandes empresas já perceberam que o veículo versátil que transporta cargas e pessoas também pode cumprir uma relevante função de marketing, como vitrine para produtos em locais de grande movimento. Produzido nas fábricas da Piaggio em Pontedera, na Itália, e em Baram, na Índia (de onde vêm os modelos vendidos no Brasil), o Apé é um veículo de fácil dirigibilidade que, ao invés de volante, tem um guidão – por isso, exige carteira de habilitação B, para motos. “Nosso foco principal neste momento é o B2B, porque envolvem volumes mais significativos do produto, mas isso não descarta o público do B2C. Estamos empolgados com as negociações neste novo nicho de mercado que a 2W Motors passa a atuar a partir de agora”, explica Raul Fernandes Jr., sócio-diretor do grupo 2W Motors. O Apé Cargo chega com motor a gasolina de 305 cm³ que entrega 14,2 cavalos a 4.100 rpm, com capacidade de carga para 557 quilos. O Apé Passenger também tem um motor a gasolina, mas com 230 cm³ que disponibiliza 12,1 cavalos a 4.500 rpm. Sua capacidade de carga é de 300 quilos e o modelo pode levar o piloto e até três passageiros. Em ambas as versões, o tanque de combustível com 9,5 litros permite uma autonomia de 285 quilômetros.
Continua depois da publicidade
Leia Mais
Nova Ducati DesertX pode virar tendência no segmento
As vendas de veículos elétricos (automóveis e comerciais leves) no Brasil tiveram uma alta de 77% em 2021 em relação ao ano anterior. Embalada pelas normas de governança ambiental adotadas por muitas empresas, a demanda por veículos elétricos motivou a 2W Motors a desenvolver um projeto para produzir localmente triciclos com zero emissão de carbono. As versões com motorização elétrica estão sendo fabricadas em parceria com a WEG, uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo, com base em Santa Catarina. Os Apé elétricos têm autonomia de 90 quilômetros, bateria de íons de lítio, levam quatro horas e meia para recarga completa em tomada comum (varia de acordo com a voltagem) e são regenerados durante a frenagem. O e-Cargo tem motor de 24 Kw (32 cavalos) e capacidade de carga 520 quilos. Já o e-Passenger tem motor de 15 Kw (20 cavalos) e capacidade de carga de 300 quilos, com lugares para o piloto e até três passageiros. Segundo a 2W Motors, os triciclos Piaggio Apé podem ser customizados de fábrica de acordo com a utilização do comprador. As versões movidas a gasolina custam entre R$ 35 mil e R$ 40 mil e os elétricos partem de R$ 65 mil – também existe a opção de locação para eventos. Mais informações no site www.piaggiobrasil.com.br.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade