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Automotor
No Circuito Panamericano, a Pirelli põe à prova os novos pneus Cinturato P7, Scorpion e Scorpion HT e apresenta no Brasil o sistema antiperfuração Seal Inside
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Pirelli acaba de apresentar no Brasil sua nova geração de pneus | /Divulgação
A Pirelli acaba de apresentar no Brasil sua nova geração de pneus para carros de passeio, picapes e utilitários esportivos, destinados aos mercados das Américas do Sul e Central: o Cinturato P7, o Scorpion e o Scorpion HT. Outra novidade que estreia no Brasil é a tecnologia Seal Inside, que permite ao carro continuar rodando mesmo em caso de perfuração na banda de rodagem por um objeto de até quatro milímetros – o pneu tapa o furo sozinho. O evento de lançamento foi realizado no Circuito Panamericano, maior complexo multipistas da América Latina, localizado em Elias Fausto, no interior do Estado de São Paulo. O lugar foi inaugurado em 2020 e serve como laboratório a céu aberto para desenvolvimento de produtos da Pirelli, além de abrigar eventos de algumas montadoras. Tem sete pistas para testes distintos e 1,65 milhão de metros quadrados de área total.
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Os novos produtos lançados pela Pirelli têm trajetórias e objetivos distintos. O Cinturato P7 é um pneu para carros de passeio de desenvolvimento global. Voltado para atender aos segmentos de médio e alto desempenho, é focando na performance em várias condições de dirigibilidade. Com novos perfil e desenho de banda de rodagem e compostos inovadores e tecnológicos, a Pirelli garante que o novo Cinturato P7 aprimorou seus níveis de segurança, eficiência, sustentabilidade e performance. As arestas da banda de rodagem foram suavizadas, resultando em um design que cria uma área de contato mais homogênea com o solo, com o objetivo de reduzir a distância de frenagem. Suas ranhuras foram otimizadas para reduzir os riscos de aquaplanagem, melhorando o controle e a dirigibilidade, mesmo em altas velocidades. Além da capacidade do pneu de “falar” com os sistemas eletrônicos de auxílio ao motorista, as inovações técnicas incluem um novo composto que funciona de acordo com as temperaturas locais. São materiais elásticos sintéticos quimicamente modificados para aumentar a interação com a sílica – e esses polímeros podem mudar de acordo com a temperatura de trabalho do pneu. Como resultado, as características do pneu podem alterar de acordo com as condições de direção e temperatura. Também o peso total do pneu foi reduzido, graças a uma ampla revisão de todos os materiais utilizados.
O Scorpion é outro produto mundial da Pirelli, mas com a função de abastecer os segmentos de SUVs e crossovers médios e grandes dedicados para circulação em terrenos on-road 100% pavimentados. Assim como o Cinturato P7, o foco do produto está em proporcionar os melhores níveis de segurança, eficiência, sustentabilidade e performance para o consumidor. Isso se torna possível graças a um novo perfil e desenho da banda de rodagem, aliado à tecnologia de ponta desenvolvida pela Pirelli. A estrutura do Scorpion é adequada para melhorar o controle e a dirigibilidade, mesmo em altas velocidades, suportando o maior peso de um SUV em relação a um carro de passeio. Como o Cinturato P7, seus sulcos e ranhuras reestilizados diminuem os riscos de aquaplanagem. O pneu tem 15 medidas homologadas, com alcance do aro variando entre 16 e 19 polegadas.
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Já o Scorpion HT é uma evolução do renomado Scorpio ATR e foi concebido no Brasil, especificamente para o tipo de piso do país, bem heterogêneo. É um produto lançado para expandir a gama para incluir os SUVs e as picapes com circulação em terrenos on e off-road, sendo 70% do uso previsto em asfalto e 30% fora-de-estrada. O Scorpion HT apresenta um design projetado com inspirações em produtos do segmento off-road, visando garantir versatilidade ao condutor no dia a dia, podendo alternar entre o uso em asfalto e fora-de-estrada. A nova banda de rodagem gera menor resistência ao rolamento e permite ao condutor que viaje por estradas, sejam de asfalto ou não, reduzindo o consumo de combustível. Independentemente do piso, o Scorpion HT busca garantir que a segurança, a eficiência, a performance e o conforto permaneçam os mesmos, se tornando uma opção para quem gosta de se aventurar por caminhos sinuosos. A banda de rodagem traz blocos que favorecem a autolimpeza, deixando os sulcos sempre limpos para garantir a tração. A carcaça está preparada para absorver impactos vindos de buracos na rua ou obstáculos nas estradas off-road. Todas essas características estão presentes em 17 medidas, de aro 15 a 20 polegadas.
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A Pirelli aproveitou o lançamento dos novos pneus para apresentar localmente a tecnologia Seal Inside, criada para dar mais proteção, segurança e tranquilidade ao condutor. Agora fabricada também no Brasil, na unidade industrial de Feira de Santana, na Bahia, a tecnologia pode ser manufaturada nas linhas Scorpion, Cinturato e P Zero e permite que o veículo continue rodando quando é perfurado. Uma massa vedante incorpora-se ao objeto causador da perfuração, impermeabilizando todo o seu contorno, caso ele permaneça no pneu. Quando esse objeto é removido, a massa vedante é “arrastada” para o interior do orifício, selando a perfuração. Serão 20 medidas disponíveis, com seis homologação em andamento para 2022 e 2023, para uma ampla gama de hatches, de SUVs e de crossovers de aro 16 a 19 polegadas. Quem comprar um pneu com a tecnologia Seal Inside terá ainda um bônus de serviço de proteção Tyrelife, programa que substitui o composto em casos de danos acidentais e irreparáveis de forma gratuita, ficando ao cliente apenas o custo do procedimento de montagem, alinhamento e balanceamento após a instalação. O prazo de cobertura é de seis meses e pode ser estendido por mais meio ano, caso o cliente faça uma revisão gratuita do veículo dentro da Rede de Revendedores Pirelli.
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Testes na pista
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Elias Fausto/SP - Segurança é o principal foco do novo Pirelli Cinturato P7. Nas pistas de testes do Circuito Panamericano, foi possível comprovar que, além de melhorar a dirigibilidade em piso seco em relação ao seu antecessor, o novo pneu para carros premium aprimora a dirigibilidade em piso molhado, aquaplanagem e frenagem. Modelos de marcas como Audi, Chevrolet, Toyota, Volkswagen, Volvo, Jeep e Fiat puderam ser acelerados de forma vigorosa nas diferentes pistas. De fato, uma banda de rodagem otimizada para trabalhar em sinergia com a eletrônica do próprio carro é capaz de frear mais cedo. Os testes da frenagem a 100 km/h em pista molhada mostraram que o novo Cinturato P7 precisa em média de quatro metros a menos para parar – uma redução de 7 a 10%. Alguns metros a menos que podem fazer a diferença entre uma freada segura e um acidente brutal.
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Em outro teste, foram comparadas as duas gerações mais recentes do Scorpion e houve a oportunidade de se constatar que a resistência ao rolamento efetivamente é menor em comparação à versão anterior. Isso se reflete, segundo a Pirelli, em uma redução de consumo de combustível em 4%, bem como as emissões de CO?. Em termos acústicos, o nível de ruído no contato com o solo também é sensivelmente menor na nova geração.
Já para a avaliação do Scorpion HT, foi reservado um teste em trilha de terra, com direito a grandes aclives e descidas, simulando as “pirambeiras” mais radicais. O novo pneu da Pirelli, voltado para quem trafega entre os mundos dentro e fora-de-estrada, se revela um digno “herdeiro” das boas tradições do Scorpio ATR. Com um design inspirado em produtos do segmento off-road, mostra um bom desempenho nas trilhas e cumpre satisfatoriamente a tarefa de garantir a versatilidade do condutor alternar entre o uso em asfalto e em terrenos acidentados.
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