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Novo HB20 ganha mercado

Versão top do HB20 melhorou a relação custo/benefício para voltar à liderança

04/09/2020 às 19:29  atualizado em 19/05/2021 às 16:42

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Hyundai HB20 1.0 TGDI 12V Flex Diamond Plus

Hyundai HB20 1.0 TGDI 12V Flex Diamond Plus | FOTOS Luiza Kreitlon/AutoMotrix

Em setembro de 2019, o mercado automotivo brasileiro vivia um clima de retomada do crescimento, e as expectativas em torno do novo HB20 eram grandes. O hatch compacto da Hyundai foi atualizado dentro do novo estilo da marca sul-coreana. O aspecto visual mais impactante é a grade trapezoidal, misturando linhas retas e curvas. E, em 2020, mesmo com a pandemia e a queda nas vendas de automóveis, o modelo da Hyundai já retomou a vice-liderança perdida em 2019 para o Ford Ka e está atrás apenas do Chevrolet Onix. Para embalar as vendas, um discreto ajuste visual foi feito nas linhas 2021 das versões mais básicas. Nelas, a grade ganhou um acabamento com contornos em preto, o que reduziu o impacto visual da peça originalmente cromada. Já nas versões "top" Diamond e Diamond Plus, com motor 1.0 turbo, a linha 2021 ainda não foi apresentada e a mudança na cor da moldura da grade não está confirmada. De qualquer forma, um dos maiores atrativos do HB20 continua sendo o bom nível de equipamentos - ostentado especialmente na versão topo de linha, a 1.0 TGDI 12V Flex Diamond Plus.

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Além da grade, ladeada por amplos faróis com "light guide" em led, a recente linha de design da Hyundai, denominada como "Sensuous Sportiness" ou "Esportividade Sensual", se expressa no HB20 por meio de linhas fortes, com frisos pronunciados e volumes marcantes. A frente é baixa e bastante aerodinâmica. No teto, o estilo "flutuante" é ressaltado pelo detalhe em preto na coluna "C" (a traseira), que visualmente reforça a esportividade. As lanternas com design de bumerangue também evocam dinamismo. Por dentro, o hatch segue a mesma lógica de investir em um aspecto esportivo.

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Hyundai HB20 1.0 TGDI 12V Flex Diamond Plus - Luiza Kreitlon/AutoMotrix

As versões Diamond e Diamond Plus são as que mais bem representam a proposta de "recheio caprichado" da linha HB20. Vêm com ar-condicionado digital, chave presencial Smart Key, piloto automático e limitador de velocidade, partida do motor por botão, troca de marchas por alavancas no volante e sistema Stop & Go de parada e partida automática do motor. A versão Diamond Plus incorpora sistemas de alerta e frenagem autônoma - que podem parar o carro sozinho quando há impacto frontal iminente - e alerta de mudança de faixa. Completam a lista do HB20 mais equipado os controles de tração e estabilidade, o assistente de partida em rampa, a verificação de pressão de pneus e a câmera de ré com monitoramento da traseira. Como toda a linha HB20, a Diamond Plus conta com cinto de segurança de três pontos para todos os ocupantes, encosto de cabeça no banco traseiro, fixação Isofix e dois airbags frontais e dois laterais. O sistema BlueMedia tem visual flutuante e tela de 8 polegadas.

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O motor do HB20 1.0 TGDI 12VFlex Diamond Plus é um três cilindros 1.0l Turbo GDI, que entrega 120 cavalos de potência a 6 mil rpm. Com injeção direta de combustível e duplo comando variável de admissão e escape (Dual CVVT), trabalha em conjunto com o câmbio automático de 6 velocidades. Seu torque máximo de 17,5 kgfm está disponível a partir de apenas 1.500 rpm. De acordo com o Inmetro, o consumo do HB20 com o motor 1.0 TGDI e o recurso start-stop - disponível somente nas versões Diamond e Diamond Plus - é de 12,2 km/l na cidade e de 13,9 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina, e de 8,6 km/l na cidade e de 10,3 km/l na estrada com etanol. Recebeu nota "B" no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), tanto na comparação relativa na categoria quanto na absoluta geral.

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O motor do HB20 Diamond Plus é um três cilindros 1.0l turbo, com injeção direta de combustível, consumo de 12,2 km/l na cidade e transmissão automática com seis velocidades - Luiza Kreitlon/AutoMotrix

No site da Hyundai, até o início de setembro, o HB20 Diamond Plus parte de R$ 77.990 nas cores Branco Atlas e Preto Onix. Todas as outras opções de cores aumentam o preço em R$ 950. Ou seja, o valor pedido pelo modelo se mantém exatamente o mesmo há quase um ano. Nesse período, os principais concorrentes tiveram elevações de preços, atribuídos ao impacto da cotação do dólar sobre os componentes importados. O fato de ter mantido os preços de tabela do ano passado tornou o HB20 bem mais competitivo. Uma estratégia comercial que ajuda a explicar por que o hatch da Hyundai ultrapassou o patamar de vendas anterior à pandemia. Em termos de comparação, as vendas do Onix e do Ka em agosto representam a metade da média mensal de emplacamentos de 2019.

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Lógica esperta

A versão "top" Diamond Plus do HB20 exibe uma performance dinâmica bastante convincente, proporcionada pelo "powertrain" composto pelo motor 1.0 Turbo GDI e o câmbio automático de 6 velocidades com borboletas no volante. Como o torque máximo de 17,7 kgfm está disponível praticamente em qualquer giro, o hatch acelera sempre com vontade. Os 120 cavalos de potência máxima também ajudam a conferir certa exuberância. As passagens de marchas do câmbio automático são precisas e permitem que o compacto ganhe velocidade rápida e progressivamente. E a possibilidade de mudar as marchas manualmente por meio de borboletas posicionadas atrás do volante facilita a tarefa de obter um comportamento mais esportivo do conjunto. Nas cidades, dentro de um padrão comportamental mais "civilizado", o sistema Stop & Go de parada e partida automática do motor auxilia na economia de combustível.

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O HB20 Diamond Plus tem controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e câmera de ré - Luiza Kreitlon/AutoMotrix

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A direção eletricamente assistida é leve para as manobras de estacionamento e dura nas velocidades altas. Em termos de suspensão, o hatch faz curvas sem adernar excessivamente. Nas freadas bruscas, o modelo da Hyundai esbanja precisão. Os sistemas de auxílio ao motorista são exclusivos da versão Diamond Plus. O de alerta e frenagem autônoma - capaz de, em caso de impacto iminente, parar o carro sozinho a até 50 km/h, mesmo se o motorista continuar acelerando -, se mostra bastante efetivo. Já o alerta de saída de faixa só consegue ler as faixas bem pintadas e emite o alerta sonoro e visual só quando o carro invadiu a faixa ao lado.

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