A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 12 Janeiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Automotor

15 estados do Brasil ainda não adotaram medidas para o uso de carros elétricos; entenda

Em Minas Gerais, por exemplo, a isenção total do IPVA é concedida exclusivamente para carros elétricos

Daniel Dias

12/01/2025 às 10:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
15 estados não adotaram medidas para incentivar o uso de carros elétricos em seus calendários de pagamento do IPVA de 2025

15 estados não adotaram medidas para incentivar o uso de carros elétricos em seus calendários de pagamento do IPVA de 2025 | Divulgação

Atualmente, 15 das 27 unidades federativas do Brasil ainda não adotaram medidas para incentivar o uso de carros elétricos em seus calendários de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025.

Continua depois da publicidade

Os dados fazem parte de um levantamento feito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), das cidades do Rio e de Cabo Frio (RJ), sobre políticas públicas para a eletromobilidade no País.

Entre os 12 Estados que oferecem algum incentivo no IPVA para veículos elétricos, há fragilidades limitadas por critérios restritivos.

Em Minas Gerais, por exemplo, a isenção total do IPVA é concedida exclusivamente para carros elétricos ou híbridos fabricados no Estado – sendo que nenhum modelo 100% elétrico é produzido no Brasil.

Continua depois da publicidade

Nos Estados Unidos, enquanto o governo federal de lá oferece subsídios para a compra de carros elétricos, os Estados proporcionam incentivos adicionais significativos.

Na Califórnia e em Nova York, são concedidas isenções de impostos estaduais e acesso a faixas exclusivas de alta ocupação.

Em Paris, incentivos fiscais impulsionaram a renovação da frota veicular, com um aumento de mais de 40% na inserção de carros totalmente a baterias e híbridos desde 2019.

Continua depois da publicidade

Na Noruega, os elétricos são isentos em pedágios urbanos.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados