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Automotor
Em Minas Gerais, por exemplo, a isenção total do IPVA é concedida exclusivamente para carros elétricos
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15 estados não adotaram medidas para incentivar o uso de carros elétricos em seus calendários de pagamento do IPVA de 2025 | Divulgação
Atualmente, 15 das 27 unidades federativas do Brasil ainda não adotaram medidas para incentivar o uso de carros elétricos em seus calendários de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025.
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Os dados fazem parte de um levantamento feito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), das cidades do Rio e de Cabo Frio (RJ), sobre políticas públicas para a eletromobilidade no País.
Entre os 12 Estados que oferecem algum incentivo no IPVA para veículos elétricos, há fragilidades limitadas por critérios restritivos.
Em Minas Gerais, por exemplo, a isenção total do IPVA é concedida exclusivamente para carros elétricos ou híbridos fabricados no Estado – sendo que nenhum modelo 100% elétrico é produzido no Brasil.
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Nos Estados Unidos, enquanto o governo federal de lá oferece subsídios para a compra de carros elétricos, os Estados proporcionam incentivos adicionais significativos.
Na Califórnia e em Nova York, são concedidas isenções de impostos estaduais e acesso a faixas exclusivas de alta ocupação.
Em Paris, incentivos fiscais impulsionaram a renovação da frota veicular, com um aumento de mais de 40% na inserção de carros totalmente a baterias e híbridos desde 2019.
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Na Noruega, os elétricos são isentos em pedágios urbanos.
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