Entre em nosso grupo
2
Entretenimento
Os primeiros sinais são dor intensa no local, aumento da temperatura local, edema, vermelhidão, ulceração da pele, secreção intensa no local e necrose
30/07/2020 às 01:00 atualizado em 30/07/2020 às 09:35
Continua depois da publicidade
A grande maioria das aranhas com veneno potente não fazem teias, ficam sempre abrigadas em locais isolados, entre as cascas das árvores e sob folhas secas durante o dia | Johnny Duarte
Normalmente a picada de aranha não é perigosa, mas pode trazer risco para a saúde do pet, dependendo do local atingido, da espécie da aranha e do estado geral do animal.
Continua depois da publicidade
Os primeiros sinais são dor intensa no local, aumento da temperatura local, edema, vermelhidão, ulceração da pele, secreção intensa no local e necrose. É preciso agir o mais rápido possível e levar o animal para uma clínica veterinária, pois em alguns casos, o uso do soro específico deve ser usado. Um fator muito importante é identificar qual foi o animal peçonhento envolvido no acidente.
Manter o local atingido elevado é uma boa prática, não se deve efetuar torniquete, cortes ou furos no local da picada, apenas lavem bem com água corrente. O veterinário que atender o animal atingido irá conduzir com hidratação do pet, usará um antibiótico de amplo espectro e corticosteroides.
Em alguns casos usa-se anestésico local. A grande maioria das aranhas com veneno potente não fazem teias, ficam sempre abrigadas em locais isolados, entre as cascas das árvores e sob folhas secas durante o dia. Elas podem se esconder em bromélias, palmeiras, bananeiras, em sapatos, atrás de móveis, cortinas, sob madeiras e entre tijolos. Em especial as aranhas marrons são sedentárias e picam somente quando são espremidas pelo corpo, mas as armadeiras ficam bravas quando mexem com elas, especialmente, em dias de corte da grama elas acabam migrando de local, e podem neste momento provocar acidentes nos pets.
Continua depois da publicidade
As aranhas usam o veneno para capturar suas presas, são bastante ativas no período noturno, e nos períodos de acasalamento, que normalmente ocorre nos meses de março e abril. A maioria dos acidentes ocorre nas regiões sul e sudeste do país, especialmente com a espécie Phoneutria (armadeira), que chegam a atingir o tamanho de 15 cm, tem uma coloração acinzentada, patas longas e se posicionam constantemente em posição de ataque quando em perigo ou ameaçadas. As tão temidas caranguejeiras não têm veneno potente para machucar um pet ou o ser humano, mas tem quelíceras desenvolvidas que amedrontam. Elas apresentam uma grande quantidade de pêlos que são liberados em situação de stress, atingindo a vítima nos olhos e pele, provocando reações alérgicas no local.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade