Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Cuidados com cães de focinho achatado | / Johnny Duarte
Refrescar esses bichinhos de cara chata nesse calor intenso é uma prática recomendada, pois cães braquicefálicos têm dificuldade de troca gasosa fazendo com que sua temperatura corpórea fique acima do normal, ocorrendo hipertermia com facilidade. Esses cães têm narinas achatadas e palato alongado (céu da boca), em alguns casos ocorre hipoplasia traqueal, denominada síndrome do braqueocefálico. Há necessidade de observar ao longo de todo dia como o cão esta respirando, especialmente durante o transporte de carro.
Continua depois da publicidade
Os cães têm 42 dentes, e no caso dos de focinho achatado o espaço é muito menor, ocorrendo um desalinhamento dos dentes que deve ser monitorado pelo veterinário, para prevenção de perda precoce dos dentes e má oclusão. A higiene oral deve ser mais rigorosa, pois eles têm mais facilidade de acumular tártaro. Muitas raças braquiocefálicas têm dificuldades na reprodução, tanto na monta como no parto, devem sempre estar assistido por veterinários. Os olhos são mais saltados, facilitando injúrias e ressecamento, durante o passeio, vegetações com espinhos ou ponte agudas devem ser evitadas.
Olhos de cereja (protusão da glândula de harder) no cantinho do olho ocorrem com frequência nessas raças, e requer um tratamento cirúrgico para correção. Passeie diariamente com seu cão de focinho achatado, ele fará melhor troca gasosa se tiver essa frequência, e deve ser feito sempre num horário de temperatura amena como no começo da manhã ou no final da tarde.
Se precisar transportar um braqueocefálico no avião, é recomendado levar o cão junto com o passageiro, é perigoso para eles viajarem no compartimento reservado para pets.
Continua depois da publicidade
Exemplos de raças Braquicefálicas: Pug, Pequinês, Boston Terrier, Bulldog Francês, Bulldog Inglês, Shih Tzu e Boxer.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade