A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Entretenimento

Com mistura de sonoridades, niLL explora a retomada das relações sociais pós-pandemia em novo álbum

"O Resgate do Maestro" conta a história de descoberta de sentimentos a partir da visão de um robô, que chega à Terra e conhece as emoções em uma favela

Natália Brito

29/06/2023 às 09:56  atualizado em 29/06/2023 às 10:47

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
niLL lança seu novo álbum "O Resgate do Maestro"

niLL lança seu novo álbum "O Resgate do Maestro" | Anderson Mendes/Divulgação

Habituado a lançar um álbum por ano, o MC e produtor niLL tirou uma pausa maior após "BLU", de 2021, e retorna nesta quinta-feira (29), com seu novo lançamento “O Resgate do Maestro”.

Continua depois da publicidade

No álbum, niLL aborda a influência da pandemia nas relações sociais, e conta essa história a partir da visão de um robô que chega à Terra para explorar as emoções de seus habitantes, misturando a música com um mundo fantasioso. A saga começa dentro de uma favela, pois segundo o músico “não existe lugar nenhum no mundo que tenha os sentimentos tão aflorados quanto uma quebrada. Na favela você vê o amor e o ódio bem perto, tá ligado? Um do lado do outro, dentre milhões de sentimentos a mais”.

A concepção do robô Maestro como personagem, que representa todo o projeto do álbum, desde a identidade visual até a sonoridade, como responsável pelo resgate cultural da música através dos alto-falantes que o caracterizam, é o início de uma ideia de niLL que pode ser trabalhada em série. “Procurei algum símbolo, algo que pudesse representar esse lance de a gente estar saindo agora de novo, da sociedade existindo junto de novo”, conta o MC. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by niLL (@nil_oadotado)

Continua depois da publicidade

O novo trabalho do artista integra música e arte gráfica, com uma identidade visual explora ferramentas de modelagem 3D misturadas a cenários do mundo real. Para o artista, esse trabalho é ainda um incentivo às novas gerações: “Quero mostrar pra galera das quebradas que a gente consegue trabalhar esse lado da cultura nerd mesmo morando na favela. Tem potenciais aqui de criação, mesmo estando num lugar tão precário”.

Uma mudança nesse novo trabalho de niLL é o uso mais orgânico de instrumentos, com menos samples e mais estudo musical, além das parcerias e colaborações, que diferem do processo mais solitário de produção dos álbuns anteriores. 

Produção e parcerias

Mixado e masterizado por CESRV, produtor e criador do Brime, o álbum teve ainda participação da dupla Deekapz na produção. Nas 12 faixas, niLL retrata a busca por sentimentos e conexões humanas, descrevendo cenários em beats de artistas convidados como Lossio, Bonbap, Pedro Gabriel, MC Luanna, e Duda Raupp, mesclados a linhas de baixo tocadas por ele mesmo, reunindo o máximo de elementos da música brasileira. A intenção é homenagear todos aqueles que contribuíram para a especificidade da sonoridade nacional e que o influenciaram na criação das músicas.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados