Entre em nosso grupo
2
Entretenimento
Na semana em que se comemora o Dia Internacional dos Museus, conheça casas de personalidades que hoje são museus no estado de São Paulo
Continua depois da publicidade
Casa Mário de Andrade fica no bairro da Barra Funda | André Hoff / Divulgação
Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, acontece até o dia 21 de maio a Semana Nacional de Museus, com diversas instituições desenvolvendo atividades especiais no período. Para quem não quer deixar a data passar em branco, que tal conhecer casas de personalidades ilustres que viraram museus no estado de São Paulo?
Continua depois da publicidade
Conhecidas como casas-museu, as cidades paulistas contam com diversas instituições do tipo. A seguir, confira cinco das mais famosas.
Casa Mário de Andrade
Fundada como museu desde 2018, a Casa Mário de Andrade, localizada no bairro da Barra Funda, em São Paulo, foi o lar de um dos mais renomados escritores brasileiros por 24 anos, de 1921 até a morte do poeta, em 1945.
No acervo, destacam-se itens como o piano Henri Herz, com o qual Andrade lecionava, armários desenhados pelo próprio escritor, óculos e outros pequenos objetos de escritório e um conjunto de roupa que pertenceu ao irmão de Mário, Carlos.
Continua depois da publicidade
Atualmente o espaço está fechado devido às obras de ampliação, porém as atividades educacionais e culturais continuam a ocorrer na Casa Guilherme de Almeida e Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, assim como virtualmente. Mais informações em www.casamariodeandrade.org.br
Museu Casa de Portinari
Antiga residência de Candido Portinari (1923-1962), em Brodowski, cidade a 336 quilômetros da capital paulista, o Museu Casa de Portinari foi inaugurado em 1970.
Segundo informações no site da entidade, o complexo é formado por uma casa principal e anexos, construídos em sucessivas ampliações. No acervo há pinturas murais e coleções, como objetos patrimoniais, além de partes da experimentação e produção artística do pintor.
Continua depois da publicidade
O Museu Casa de Portinari funciona de terça a domingo, das 09h às 18h. O ingresso é voluntário, ou seja, o visitante paga o quanto acha que deve. O espaço fica na Praça Candido Portinari, 298, Brodowski.
Fundação Maria Luisa e Oscar Americano
Maria Luísa e Oscar Americano eram patrocinadores da arte e os proprietários da residência no bairro do Morumbi, que hoje abriga a Fundação Maria Luísa e Oscar Americano, instituída em 1974, dois anos após a morte de Maria Luísa e pouco antes do falecimento de Oscar, também em 1974.
O museu foi aberto para visitação pública em 1980 e soma, junto com o parque, 75 mil m², sendo composto por um acervo de mais de 1500 peças de diferentes períodos históricos, do Brasil Colônia aos Mestres do século XX.
Continua depois da publicidade
O espaço, na Avenida Morumbi, 4077, Morumbi, conta ainda com um salão de chá e pode ser visitado de terça a domingo, das 10h às 17h30. Os ingressos custam a partir de R$ 10 (meia-entrada).
Solar da Marquesa de Santos
A Marquesa de Santos, Domitila de Castro Canto e Melo (1797 – 1867), foi a proprietária entre 1834 e 1867 do Palacete do Carmo, hoje conhecido como Solar da Marquesa de Santos, no centro da capital paulista.
O Solar tem dois andares de área expositiva que, atualmente, contam com três exposições diferentes, além do acervo fixo. O Solar fica na Rua Roberto Simonsen, 136, Centro e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.
Continua depois da publicidade
Museu Lasar Segall
O pintor e esculturista Lasar Segall nasceu em 1891 na Lituânia e mudou-se para São Paulo em 1923, onde viveu até o fim de sua vida, em 1957.
A casa que hoje abriga o Museu Lasar Segall foi projetada em 1932, sendo que o museu foi idealizado pela viúva de Segall, Jenny Klabin Segall, e criado como uma associação civil sem fins lucrativos em 1967 pelos filhos do casal, Mauricio Segall e Oscar Klabin Segall.
A antiga residência e ateliê do artista, além de seu acervo museológico, documental e fotográfico, possui um cinema e uma biblioteca especializada em artes do espetáculo e fotografia.
Continua depois da publicidade
O Museu Lasar Segall fica na Rua Berta, 111, Vila Mariana. O espaço funciona de quarta à segunda-feira, das 11h às 19h. A entrada é gratuita.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade