Entre em nosso grupo
2
Entretenimento
O bloco estará na rua novamente, após dois anos de pausa devido a pandemia de Covid-19, nos dias 17 e 26 de fevereiro, em Diadema, no ABC Paulista
Continua depois da publicidade
Bloco da Moça desfilando nas ruas de Diadema. | Bruno Gaefke/Divulgação/Bloco da Moça
Emoção que gela as minhas veias / e veste meu coração / com finas roupas de seda / é ela / só ela / minha louca Diadema. Assim, entoa um grupo de artistas que formam o Bloco da Moça, passando pelas ruas de Diadema, na Grande São Paulo, trazendo a alegria com música e diversão.
Continua depois da publicidade
O bloco estará na rua novamente, após dois anos de pausa devido a pandemia de Covid-19, nos dias 17 e 26 de fevereiro, em Diadema, no ABC Paulista.
O grupo formado em 2014, que se mantém de forma independente, tem a ideia de difundir a cultura da batucada e do brincante de rua.
Com cortejos que passam pelo centro e bairros do município, o Bloco da Moça chama a população para ocupar o espaço público e recuperar a tradição dos blocos de rua.
Para além das ruas, o Bloco da Moça também já se apresentou em escolas do munícipio aproximando os estudantes da cultura carnavalesca. Proporcionando a interação das crianças com os instrumentos de percussão, fantasias e reforçando a cultura popular.
Continua depois da publicidade
Descentralização
Em 2019, os megablocos se consolidaram de vez na cidade de São Paulo. A população aderiu ao carnaval de rua como uma opção de acesso à diversão de forma gratuita nas ruas da Capital.
Porém, a região metropolitana e os bairros mais afastados, por vezes, não têm o acesso facilitado a essas opções de entretenimento.
Continua depois da publicidade
O Bloco da Moça cumpre mais esse papel dentro da cidade de Diadema, buscando resgatar a cultura popular brasileira, multiplicando saberes da linguagem da música e os tornando mais acessíveis à população.
Documentário
O resgate do Carnaval de rua de Diadema, é um documentário que foi produzido através do incentivo da Lei Aldir Blanc, e conta a história do carnaval de rua da cidade através dos foliões diademenses.
Continua depois da publicidade
A produção do projeto aconteceu durante o isolamento social, quando o bloco estava impedido de sair às ruas. Contudo, o carnaval continuou presente na história dos idealizadores do Bloco da Moça, produzindo um acervo sobre a cultura carnavalesca.
Você pode conferir o documentário na íntegra aqui.
Cortejo
Data: 17 de fevereiro
Horário: concentração às 19h
Endereço: Terminal Diadema - Av. Conceição, s/n - Parque das Jabuticabeiras, Diadema - SP
Continua depois da publicidade
Ressaca de Carnaval
Data: 26 de Fevereiro
Horário: às 13h
Endereço: Av. Ferraz Alvim, 540 - 566, Casa Grande - Diadema, SP
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade