Entre em nosso grupo
2
Entretenimento
Ministra é a única brasileira na lista de 12 personalidades eleitas pelo veículo
Continua depois da publicidade
Anielle Franco foi nomeada ministra da Igualdade Racial por Lula no início de seu mandato. | Reprodução/Instagram
A revista Time incluiu Anielle Franco em sua seleção de Mulheres do Ano de 2023. Ex-jogadora de vôlei e professora de inglês, a irmã de Marielle Franco -vereadora do Rio de Janeiro pelo PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) assassinada em 2018 em um crime até hoje não solucionado- foi nomeada ministra da Igualdade Racial por Lula no início de seu mandato.
Anielle é a única brasileira na lista de 12 personalidades eleitas pelo veículo, que inclui nomes de áreas tão diversas quanto esporte, meio ambiente, finanças e cultura -as atrizes Cate Blanchett, Angela Bassett (de "Pantera Negra: Wakanda para Sempre") e Quinta Brunson (de "Abbott Elementary", série que ela também escreve e produz) e a cantora Phoebe Bridgers são algumas das outras das escolhidas.
No texto em que explica o processo de seleção, a Time afirma que uma das semelhanças entre várias das mulheres selecionadas é o fato de que elas foram levadas a promover mudanças ao enfrentarem grandes desafios.
Teria sido o caso de Anielle, que se voltou para a política depois que Marielle foi assassinada. Mais tímida do que a irmã cinco anos mais nova, ela conta em entrevista ao veículo que até então costumava ficar nos bastidores quando se tratava de ativismo. "Perdi o medo quando mataram minha irmã. Agora luto por algo muito maior do que eu", ela conta.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade