Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
 
Segunda, 16 Abril 2018 18:21

Cetesb aponta praias de ótima balneabilidade

No Vale do Ribeira, duas praias foram consideradas de ótima balneabilidade: a Jureia, em Iguape e a Pontal, em Ilha Comprida
Cananéia é o único município litorâneo paulista a não dispor de nenhum ponto de monitoramento Cananéia é o único município litorâneo paulista a não dispor de nenhum ponto de monitoramento Dvulgação/Youtube
Da Reportagem
Do Vale do Ribeira

Estudos desenvolvidos pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), por meio de monitoramento semanal da qualidade das águas em 174 pontos localizados em 154 praias de 15 municípios litorâneos do Estado, apresentaram as condições de balneabilidade em 2017. Pelo quarto ano consecutivo, as condições das praias paulistas apresentaram melhora em relação ao ano anterior.

No Litoral Sul, as condições de balneabilidade também mostraram melhora em 2017, com três praias apresentando qualidade Boa e duas como Ótimas (Jureia, em Iguape, e Pontal, em Ilha Comprida).

Os dados estão sendo compilados e deverão ser publicados no Relatório de Qualidade das Praias Litorâneas no Estado de São Paulo, ainda neste semestre. 

Segundo os técnicos do Setor de Águas Litorâneas, da Cetesb, a porcentagem de praias classificadas como “próprias”, ao longo do ano de 2017 passou de 37% para 41%, com o aumento das praias “boas” de 31% para 36%.

Segundo os critérios estabelecidos na Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) nº 274/2000 e em normas definidas pela Cetesb, as praias são classificadas como “próprias” ou “impróprias” para fins de recreação de contato primário, conforme as densidades de bactérias fecais presentes na água do mar, constatadas em análises de amostras coletadas todas as semanas. Os resultados desse trabalho são divulgados semanalmente apontando a qualidade das águas das praias paulistas. Nas praias monitoradas, bandeiras verde (própria) ou vermelha (imprópria) alertam os banhistas indicando se a praia está adequada para banho.

Em seu relatório anual, a Cetesb classifica as praias em “ótima”, “boa”, “regular”, “ruim” e “péssima”, com base nos monitoramentos semanais ou mensais (efetuados em caráter preventivo nos pontos menos frequentados).

Cananéia é o único município litorâneo paulista a não dispor de nenhum ponto de monitoramento.

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - editor@gazetasp.com.br
Comercial - comercial@gazetasp.com.br

Diretor Presidente
Sergio Souza

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Jornalista Responsável
Nely Rossany