Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
Quinta, 11 Janeiro 2018 21:17

Roteiro turístico apresenta quilombos do Vale do Ribeira

Entre artesanato e histórias de resistência, visitantes podem experimentar modo de vida da Comunidade de Ivaporunduva
A comunidade de Ivaporunduva, em Eldorado, é um dos pontos de turismo agroecológico e cultural das comunidades quilombolas A comunidade de Ivaporunduva, em Eldorado, é um dos pontos de turismo agroecológico e cultural das comunidades quilombolas Gilberto Marques/A2img
Da Reportagem
Do Vale do Ribeira

Que tal aproveitar as férias para conhecer destinos carregados de histórias e aprendizado? No roteiro turístico Circuito Quilombola é possível conhecer a Comunidade de Ivaporunduva, no município de Eldorado. O passeio estimula o turismo agroecológico e cultural das comunidades quilombolas do Vale do Ribeira e pode ser feito por toda a família.

Quem visita a comunidade pode aproveitar para se hospedar em uma pousada mantida pelos locais, com café da manhã, almoço e jantar. É uma oportunidade para experimentar o modo tradicional de vida quilombola e aprofundar o conhecimento sobre uma de nossas principais tradições e raízes culturais. Além disso, a comunidade mantém monitores para atender os visitantes e orientá-los sobre a história da região e suas características, em especial as lutas que envolveram a resistência dos escravos contra os seus opressores.

Entre as atrações do local, está a igreja mais antiga da região, a Capela Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, construída no Século 17, às margens do Rio Ribeira e que é tombada pelo Condephaat, órgão de preservação do patrimônio histórico. A comunidade também produz um bonito artesanato, como bolsas, cintos e almofadas, feito com sementes e folhas de bananeira e doces preparados pelas quilombolas. O principal produto agrícola é a banana orgânica.

Outras comunidades

No Estado de São Paulo existem 33 comunidades remanescentes de quilombos, em áreas que serviam de abrigo e resistência dos antigos escravos, desde o Século 17. Hoje, nessas terras reconhecidas pelo Governo do Estado (confira aqui o mapa), vivem cerca de 1,4 mil famílias que celebram a cultura de seus antepassados e produzem diferentes produtos agrícolas, com assistência técnica da Fundação Itesp, que promoveu o trabalho de regularização fundiária das terras.

Há outras comunidades integrantes do Circuito Quilombola Paulista que podem ser visitadas. São elas: Quilombo do Mandira, em Cananéia; os Quilombos São Pedro, André Lopes, Pedro Cubas, Pedro Cubas de Cima e Sapatu, todos em Eldorado; os Quilombos da Caçandoca, da Fazenda, Camburi, em Ubatuba; Quilombos Cedro, Reginaldo e Ribeirão Grande, em Barra do Turvo; e o Quilombo Peropava, em Registro.

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - editor@gazetasp.com.br
Comercial - comercial@gazetasp.com.br

Diretor Presidente
Sergio Souza

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Jornalista Responsável
Nely Rossany