Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
Quinta, 21 Dezembro 2017 17:03

Legado das Águas oferece imersão na natureza do Vale

Jardim Sensorial e Trilha da Figueira Centenária, que é acessível para deficientes, são as duas novas atrações do parque
Dentro da Mata Atlântica, visitantes são estimulados a usar o tato e o olfato e a ouvir os sons do bioma Dentro da Mata Atlântica, visitantes são estimulados a usar o tato e o olfato e a ouvir os sons do bioma Divulgação Legado das Águas
Da Reportagem

Os visitantes do Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do País, têm agora mais duas atrações: o Jardim Sensorial e a Trilha da Figueira Centenária, que é acessível para deficientes físicos e visuais.

A reserva, localizada entre os municípios de Juquiá, Tapiraí e Miracatu, no Vale do Ribeira, recebe turistas para atividades como observação de aves, canoagem pelas águas dos reservatórios ao longo do rio Juquiá e trilha de bicicleta e a pé pela vegetação da mata atlântica.

A trilha da Figueira Centenária é uma opção para contemplar de perto um dos exemplares mais icônicos do Legado das Águas. O percurso tem paradas para conhecer espécies de plantas nativas dentro de um refúgio natural praticamente intocado.

“Essa é uma iniciativa que vai de encontro a um dos nossos grandes propósitos, que é a inclusão. Um exemplo de que, com algumas adaptações e boa vontade, é possível proporcionar experiências de contato com a natureza para todos”, afirma Frineia Rezende, gerente executiva da Reserva Votorantim.

Experiência única.

Outro ponto de parada é o Jardim Sensorial. Entre temperos, aromáticas e nativas do bioma atlântico, o espaço conta com 22 espécies de plantas com texturas variadas, estimulando o tato e olfato. As espécies possuem identificação em braile e o roteiro no jardim é conduzido por um guia e feito sem calçados para que o visitante possa sentir os diferentes tipos de solo.

Para intensificar os sentidos, a primeira volta é feita com os olhos vendados, estimulando também a audição do som da natureza. Depois, o mesmo percurso é feito sem fechar os olhos.
“Queremos que todos possam estar conosco, conhecer a mata atlântica e entender a importância da conservação. Queremos trazer todos os públicos para o Legado, atendendo suas expectativas e necessidades”, acrescenta Frineia.
Os interessados em conhecer a reserva e incluir em seus roteiros o Jardim Sensorial ou a Trilha da Figueira podem escrever para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - editor@gazetasp.com.br
Comercial - comercial@gazetasp.com.br

Diretor Presidente
Sergio Souza

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Jornalista Responsável
Nely Rossany