Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
 
Segunda, 25 Junho 2018 12:43

Ilhabela é destino de inverno, rico em gastronomia e atrações

O município conta com acomodações, programações e gastronomia diferenciada para agradar a todos e transformar seu passeio na ilha em roteiro de inverno
Com opções para todos os gostos e bolsos, menus que vão de frescos petiscos até alta gastronomia, preparados por chefs premiados Com opções para todos os gostos e bolsos, menus que vão de frescos petiscos até alta gastronomia, preparados por chefs premiados Divulgação/PMI
Por Patrícia Rosseto
Do Litoral Norte

O arquipélago cercado de Mata Atlântica e oceano é um o destino apaixonante, não apenas para curtir suas praias e exuberante natureza, mas também para aproveitar as atividades ao ar livre e a sua rica gastronomia caiçara.

Acredite, você vai encontrar acomodações bem preparadas para te receber no inverno, programações sensacionais que a prefeitura prepara o ano todo. Pode ser um passeio com amigos, em família ou um refúgio romântico. Não é uma delícia? Então, vamos lá abrir apetites!

Com opções para todos os gostos e bolsos, menus que vão de frescos petiscos até alta gastronomia, preparados por chefs premiados. Fique de olho no site da prefeitura para não perder esta programação: http://www.ilhabela.sp.gov.br.

Para refeições como almoço e jantar, Ilhabela conta com uma grande variedade em opções de restaurantes, que vão desde a comida caseira até uma cozinha mais elaborada, onde frutos do mar, massas, receitas tradicionais caiçaras do norte são apresentadas com ingredientes frescos.

Um verdadeiro paraíso para os apreciadores de peixes e frutos do mar em culinária local, receitas à base de massas, para quem prefere aves e carnes, também não faltam opções de padrão internacional.

Todo ano, em agosto, a Prefeitura de Ilhabela prepara o Festival Gastronômico, com a presença de chefs e gourmets renomados no Brasil e mundo.

Muitos dos restaurantes estão na avenida da orla, ligando o sul ao norte de Ilhabela, passando pela Vila (Centro), onde em geral se concentram os eventos.

No norte, destaque para Restaurante Viana, onde os pratos são supervisionados pelos proprietários, o restaurante é referencia de alta gastronomia há duas décadas. No quiosque, a dica é a casquinha de camarão ou o camarão a “Cataplana”. Delicioso.

Pertinho, também junto ao mar, comida alemã no Hotel Porto Pacuiba, que conta com um excelente e muito charmoso restaurante.

Na vila, há uma grande variedade de restaurantes, desde o tradicional Cheiro Verde e Badejo & Companhia, vários sabores e deliciosas pizzas. Lá também está o Copacabana Beer, com comida de boteco e surpreas únicas apresentadas pelo chef. No Saco da Capela, pertinho da Vila, o Restaurante Pinauna do Hotel Itapemar é frequência garantida.

Pizza Pazza, na Barra Velha, conta com cardápio variado e preço atraentes.

O Restaurante do Hotel Maison Joly, também Gls friendly, abre a não hóspedes sextas e sábados, com destaque para seus famosos pescados frescos grelhados, frutos do mar e, massas, tudo com o tom do sabor mediterrâneo. Também são servidos, aos domingos, cafés da manhã. Dê uma espiada no site do hotel, pois regularmente eles promovem shows com músicos da MPB.

Massas? Para os apaixonados indicamos o Pasta del Capitano, que fica no Pequeah, seu espaço é bem intimista, os clientes observam seus pratos sendo feitos, com decoração que te faz sentir em uma casa italiana.

O tradicional Bar Restaurante Deck, localizado no Itaguassú é apontado como parada obrigatória, onde está o famoso camarão à Ilhabela. O Bar tem uma gastronomia bem diversificada, com pizzaria e, um quiosque na praia, delicioso para saborear almoços e apreciar a vista.

Ainda perto do Deck, na praia do Perequê, há ainda mais um restaurante tradicional, o Cura, por quilo, opções diversas e de qualidade com o atendimento carinhoso da Família Cura.

Em direção sul, o restaurante do Hotel Porto Piuva, é ideal no pôr do sol, que é vista do canal. Com deck e píer para atracação de embarcações. A frente, chegando à Praia da Feiticeira, o Restaurante Ilha Sul, o camarão na cerveja é pedida especial.

No bairro do Bexiga, onde está a Praia do Curral, está outra chamada “parada obrigatória” da boa gastronomia ilhabelense, Restaurante Barulho D’Água, pois se localiza a beira de um riacho. Pertinho, também tem o Restaurante da Pousada do Alemão.

Quem deseja um local diferenciado, os restaurantes All Mirante e o Nova Iorqui, contam com vista panorâmica para o mar, lembrados por suas generosas porções, em destaque para frutos do mar.


Os quiosques de Ilhabela


Existem opções de quiosques fechados por vidros, climatizados sem tirar a bela paisagem das praias.

Muitos são restaurantes incríveis, onde é possível saborear pratos além dos serviços de bar, com porções e drinks.


Vegetarianos e Veganos


Seguindo a tendência mundial em respeitar restrições alimentares na gastronomia, a culinária vegetariana, veganas e orgânicos são opções de alimentação saudável em estabelecimentos em Ilhabela.


Bares e Cervejarias


Curtir a noite toda ou apenas um happy hour lugares incríveis não faltam na ilha. Cervejarias incluem rótumos diversos de microcervejarias locais, drinks, petiscos, um maravilhoso vinho e seus acompanhamentos, geralmente com música ao vivo de qualidade, entre outras surpresas.

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - editor@gazetasp.com.br
Comercial - comercial@gazetasp.com.br

Diretor Presidente
Sergio Souza

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - editor@gazetasp.com.br
Comercial - comercial@gazetasp.com.br

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado