Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
 
Terça, 19 Junho 2018 17:21

Relíquia de primeiro grau transforma Paróquia em Santuário de Caraguá

A igreja mais antiga do município, a Paróquia Santo Antônio, padroeiro de Caraguatatuba será elevada a Santuário Diocesano
No alto do Morro Santo Antônio, em missa campal, o Padre incensa o altar com um turíbulo na mão, a população em sinergia acompanha a ação No alto do Morro Santo Antônio, em missa campal, o Padre incensa o altar com um turíbulo na mão, a população em sinergia acompanha a ação Cláudio Gomes/PMC
Por Patrícia Rosseto
Do Litoral Norte

Dom José Carlos Chacorowski, Bispo da Diocese de Caraguatatuba, anunciou semana passada que a Paróquia Santo Antônio de Caraguatatuba, será elevada a Santuário Diocesano. O Bispo escolheu informar a novidade durante a benção aos peregrinos que seguiram para a tradicional Caminhada Penitencial ao Morro Santo Antônio, como parte das comemorações da 165ª Festa do Padroeiro de Caraguatatuba.

Esta transcendência de conceito religioso, “Santuário” para a igreja católica é um destino sagrado para peregrinos (Templo), por devoção, promessas, entre outros, por ter uma relíquia sagrada. Os devotos peregrinos vêm de diversas regiões, em homenagem ao Santo, sozinhos ou em grupos, inclusive a pé, onde a trajetória por si só já é uma experiência religiosa.

O “Santuário Diocesano de Santo Antônio de Caraguatatuba”, recebeu uma relíquia considerada de primeiro grau, um pedaço do osso de Santo Antônio, que já está alocado em espaço especial na Igreja Matriz.

O Pároco da Paróquia Santo Antônio, Pe. Carlos Alberto da Silva, o Padre Beto, junto com seus paroquianos apontam que haverá um período de adequações essenciais na Paróquia para que possa ser elevada oficialmente a Santuário. A previsão de duração das modificações necessárias, de acordo com o Padre é de um ano.

Entre as modificações, a mais bela está a construção de uma cúpula no Presbitério da Igreja, para que a relíquia de Santo Antônio seja exposta de forma permanente junto ao altar.

Outras adaptações acontecerão nas salas para reuniões privativas, para conferências e capacitação e um salão para encontros de romeiros. A realização de três Santas Missas diária é exigência para elevar-se a um Santuário Diocesano. E, a Paróquia já cumpre as três missas todos os dias.

“A cidade de Caraguatatuba, se desenvolveu a partir da Igreja, tem um povo devoto, acolhedor, que com certeza merece essa conquista que deverá também ser olhada como uma rota para o turismo religioso”, comemorou o Pe. Beto.

“O Santuário Diocesano trará conforto espiritual da Graça de Deus inerente aos lugares sacros, reservados exclusivamente à oração e adoração, sobretudo no ano em que comemoraremos o jubileu de 20 anos da instalação da nossa Diocese”, acrescentou.

Ainda segundo o Bispo Dom José Carlos, a oficialização será feita através de decreto, em junho período em 2019, como parte das comemorações do Jubileu de 20 anos de criação da Diocese de Caraguatatuba.

OLHO: O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da secretaria de Turismo, Fundo Social de Solidariedade e Igreja Santo Antônio.

O Morro de Santo Antônio

Todos os anos, o projeto Santo Antônio Padroeiro de Caraguatatuba, realiza missas campais no Morro Santo Antônio, em comemoração ao dia do padroeiro do município. A tradicional Caminhada Penitencial ao Morro Santo Antônio foi parte das comemorações da 165ª Festa do Padroeiro. O evento é uma realização da Igreja Matriz de Santo Antônio e com apoio da Prefeitura Municipal, através do Fundo Social de Solidariedade.

Este ano, a celebração teve a presença de Aguilar Junior (MDB), prefeito de Caraguatatuba, da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, do secretário de Turismo, Cristian Alves de Souza, do secretário de Meio Ambiente, Marcel Luiz Giorgeti, e do presidente da Câmara, Tato Aguilar.

A ação de fé, também além de homenagem ao Santo, indica aos fiéis a importância de cuidar de suas saúdes, vivenciar os encantos da natureza e, memora a cidade com ângulo panorâmico onde se alcança a vista das cidades vizinhas São Sebastião e Ilha Bela, além de orla e parte de Caraguatatuba. As duas rampas para as modalidades paraglider ou asa delta, que proporcionam o colorido voo para deixar a vista ainda mais bela, além dos mirantes.

O Morro é no Centro da cidade, seu acesso é por rua asfaltada, porém com uma subida bem íngreme, recomenda-se que carros não muito potentes, por exemplo, os 1.0, podem ter dificuldade de subir. Pode ir de carro até a primeira rampa e o restante a pé. É uma caminhada de 1 quilômetro. Não é recomendada a idosos.

Kit Devocional

A flâmula e as fitinhas de Santo Antônio são comercializadas pelo Fundo Social de Solidariedade, abençoadas pelo pároco. Devotos já podem adquirir o kit devocional que contém flâmula, oração e cinco fitas devocionais (R$ 10).

O Fundo Social de Solidariedade também explica que desejam deixar os kits à venda nos locais à disposição dos clientes. Os valores arrecadados são investidos em projetos e ações do município”, destacou Samara Aguilar, presidente do Fundo Social.

O Fundo Social conta com o apoio dos comerciantes e hoteleiros, na divulgação e venda das flâmulas em seus comércios. Interessados entrar em contato no telefone (12) 3897-5656.

Pode ser adquirido na Igreja Santo Antônio e na Sede do Fundo Social, ambos no Centro da cidade. “Esta atitude vai além, pois ajuda nas nossas ações emergenciais junto aos que mais precisam”, destacou a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Aguilar.

Geralmente, as fitas devocionais são amarradas pelos fiéis no alto do Morro Santo Antônio.

Para Cristian Bota, secretário de turismo, o objetivo do projeto é incentivar a visita ao Morro. “Os devotos levam a fita ao alto do morro, amarram na estrutura instalada aos pés da imagem e fazem pedidos ou homenagem ao Santo”, finalizou.

OLHO: Os valores arrecadados (R$ 10 cada kit) são investidos em projetos e ações do município”, destacou Samara Aguilar, presidente do Fundo Social.

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - editor@gazetasp.com.br
Comercial - comercial@gazetasp.com.br

Diretor Presidente
Sergio Souza

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - editor@gazetasp.com.br
Comercial - comercial@gazetasp.com.br

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado