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Quarta, 25 Abril 2018 18:18

Prefeitura de Ilhabela trabalha para ser destino natureza

Com data marcada, a Prefeitura de Ilhabela trabalha para colocar o arquipélago como melhor destino de natureza do país
Ilhabela tem 84% de seu território inserido em uma unidade de conservação de proteção integral Ilhabela tem 84% de seu território inserido em uma unidade de conservação de proteção integral Divulgação/PMI
Por Patrícia Rosseto
Do Litoral Norte

O prefeito Márcio Tenório (MDB) lançou a nova marca turística de Ilhabela, com posicionamento turístico que visa afirmar Ilhabela como o melhor destino de natureza do Brasil até 2020. O lançamento foi durante a importante feira de turismo global, WTM Latin America, que aconteceu no Expo Center Norte, em São Paulo.

“Contamos com uma equipe muito capacitada, integrada por todos os segmentos da sociedade e produzimos o nosso novo Plano de Marketing Turístico, buscando um turismo sustentável dentro dele, qualidade de vida e muita natureza para quem nos visita. Assim como as praias são atrativos, também queremos que os turistas, e moradores, explorem nossas outras belezas naturais. É motivo de muita alegria, juntamente com o trade turístico, apresentar esse novo posicionamento”, destacou o prefeito.

Ele acrescentou que todo trabalho de promoção da marca levará Ilhabela a ser reconhecida como o melhor destino de natureza do Brasil. “Nossos esforços são para promover e valorizar nossas comunidades locais por meio de um turismo sustentável e continuaremos a investir no turismo náutico, pois nosso objetivo é promover o turismo ilhéu de uma forma mais profissionalizada”, concluiu.

Com o slogan “Ilhabela, vida natural”, a apresentação da marca ao mercado é um dos pontos altos do novo Plano Estratégico de Marketing Turístico, que propõe reposicionar o destino para além de sol e praia. Desenvolvido em 2017, para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, que lidera as ações de profissionalização do turismo em Ilhabela.

A nova marca foi elaborada através de um processo de criação em conjunto que envolveu membros das comunidades do município, relacionada com as principais características da cidade como a tradição caiçara, as atividades esportivas e culturais, artesanatos, praias, fauna e flora. A sua função é consolidar a cidade como um destino de natureza que proporciona experiências incomparáveis. A partir de um processo de cocriação que envolveu representantes das comunidades locais, ela representa o novo branding da cidade e está diretamente relacionada a atributos identificados em pesquisas com turistas e moradores, como paraíso natural; sustentabilidade e preservação; bem-estar; tranquilidade, sossego, segurança e paz; simpatia e hospitalidade; diversidade; e riqueza histórico-cultural. Além disso, as experiências relacionadas ao turismo em Ilhabela associaram o destino a qualidades como “mágica”, “encantadora”, “bela”, “espetacular”, “única” e “incomparável”, entre outras.

“Somos um município-arquipélago, único no Brasil, e de uma natureza exuberante que agora está refletida no nosso posicionamento e na forma como promovemos Ilhabela”, comenta o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Ricardo Fazzini.

Dessa forma, o marketing turístico passa a enfatizar a cidade como destino de natureza, valorizando o potencial para atividades livres além daquelas relacionadas a sol e praia.

O ministro do Turismo, Marx Beltrão, também durante o lançamento, conheceu a nova marca turística da cidade, que projeta Ilhabela como o melhor destino de natureza do Brasil. Beltrão foi recebido pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela, Ricardo Fazzini. O presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, e o presidente da Clia Abremar Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), Marco Ferraz também foram conhecer o novo posicionamento apresentado.

De acordo com o secretário Fazzini, a Administração tem executado o que foi colocado no Plano de Governo. “De maneira estratégica e profissional vamos combater a sazonalidade, atrair turismo durante o ano todo, impulsionar a geração de emprego e o desenvolvimento econômico”, ressaltou Fazzini.

Riqueza e diversidade natural

Ilhabela tem 84% de seu território inserido em uma unidade de conservação de proteção integral – o Parque Estadual de Ilhabela – e foi declarada pela Unesco como parte da reserva de biosfera da Mata Atlântica.

Também foi reconhecida pela Birdlife International como detentora de 300 espécies de aves. O município possui ainda uma das paisagens mais acentuadas da costa brasileira, o que permite um conjunto diverso de atividades de montanha e trilhas. No mar, o Santuário Ecológico Municipal da Ilha das Cabras é um convite aos apreciadores de mergulho, que podem apreciar também as histórias e os vestígios dos famosos naufrágios ocorridos na região.

O inventário da ampla e diversa oferta turística de Ilhabela soma 22 cachoeiras e poços, 48 pontos de mergulho, 41 praias e 20 trilhas para caminhada. “Nosso novo posicionamento e nossa marca agora fazem justiça a esse imenso potencial turístico que deve impulsionar o desenvolvimento local e sustentável de Ilhabela”, afirma o prefeito Márcio Tenório.

De acordo com o prefeito, a cidade sempre reforçará seu título de Capital Nacional da Vela (definido em 2011 pela Lei Federal n˚ 12.457/2011), mas o turismo relacionado aos esportes náuticos, em geral, passa a ser um dos segmentos a ser valorizado pela promoção de Ilhabela, e não o principal. Outra ênfase será no turismo de eventos, que busca valorizar programações corporativas e festividades de casamentos, que hoje já são uma realidade na cidade durante todo o ano.

“Em torno de todos esses segmentos, estamos valorizando as tradições de nossas comunidades tradicionais, sua gastronomia e suas manifestações culturais, como a Congada – uma das mais antigas do País”, complementa Tenório. Da mesma forma, a história pré-colonial (presente nos 62 sítios arqueológicos cadastrados pelo IPHAN) e colonial (evidenciada na arquitetura dos casarões) reforça a diversidade cultural da ilha. Vivências nas diversas comunidades tradicionais passam a ser estruturadas como produtos turísticos aliados às experiências na natureza.

Estratégia de mercado

A ampliação do posicionamento turístico propõe não apenas ajustar a promoção do destino à riqueza natural e cultural de Ilhabela como também reduzir a sazonalidade do turismo – altamente concentrado no verão. A ampliação da oferta turística é também uma meta específica à medida que alcançará um público maior e disposto a investir mais nos diferentes atrativos do destino.

Para consolidar a imagem de Ilhabela como destino de natureza, as ações de promoção terão foco inicial no mercado paulista, onde já foi detectada uma demanda turística de alto potencial. Demais estados do Sudeste brasileiro, além de Rio Grande do Sul e Paraná, também estão entre os emissores-alvo principais, além dos mercados internacionais – especialmente Argentina, Chile e Peru.

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