Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
 
Quinta, 15 Março 2018 15:08

Roteiro de 48 horas em Ilhabela

Dois dias para curtir praias, cachoeira, mata, barzinho, restaurante e ainda voltar relaxado para casa
Ilhabela foi fundada em 1805 em seus quase 350 quilômetros quadrados ela conta com 42 praias exuberantes Ilhabela foi fundada em 1805 em seus quase 350 quilômetros quadrados ela conta com 42 praias exuberantes Divulgação/PMI
Por Patrícia Rosseto
Do Litoral Norte

Que tal um roteiro de dois dias passeando pelo arquipélago em praia, cachoeiras e bares? Vamos lá! Ilhabela é o arquipélago mais belo de todo litoral paulista, sua cidade é de um charme único, uma experiência para nossos sentidos.

Se o seu tempo for curto, o ideal é agendar seu horário na balsa para chegar a Ilhabela sem maiores preocupações, pois, com certeza quando chegar lá saberá que o que te espera é o paraíso. Para isso, o turista pode agilizar o embarque nas balsas administradas pela DERSA no Litoral Paulista. O usuário tem à disposição o serviço "Hora Marcada". Trata-se de um agendamento de lugares nas travessias entre São Sebastião para Ilhabela, Guarujá para Santos e Bertioga, Iguape e Juréia, Cananéia e Ilha Comprida Continente, todos feitos pela Internet. Este roteiro é para quem está de carro.

Ilhabela foi fundada em 1805 em seus quase 350 quilômetros quadrados ela conta com 42 praias exuberantes, uma charmosa vila de casas e monumentos históricos preservados, formando o Centro Histórico, a Vila, onde acontecem vários eventos e concentrações, vai do ambiente familiar, acolhedor até os maiores agitos, tudo bem equilibrado.

A Ilha bem 85% de sua área de Mata Atlântica, faz parte de um dos Parques Estaduais do governo do Estado para deixar a mata praticamente intocada pela civilização, é considerada a maior reserva de Mata Atlântica do mundo. Tem também as águas puras que descem pelas famosas cachoeiras e são tantas, mas tantas, que de acordo com os moradores locais, dá para ir a uma cachoeira diferente por dia, durante todos os dias do ano e, sem repetir a mesma cachoeira.

Agora que você sabe um pouquinho da história deste rico município, vamos para o roteiro!

Roteiro

Acorde cedo, tome um delicioso e leve café da manhã, de carro vá ao oeste de Ilhabela, onde estão lindas praias de águas translúcidas e calmas, pelo menos, a maioria delas. Neste trecho, a vista é para o continente, fazendo moldura a exuberante paisagem local. Mas, siga, vamos fazer ao contrário, voltando.

Siga para o norte e aproveite a última praia que dá para ir de carro, a Praia Jabaquara, ela é toda cercada pela mata e com 500 metros de areia. Linda que só ela.

Após curtir esta praia, vamos retornar, agora sentido sul, a próxima parada é a Praia Pacuíba, esta conta com uma trilha muito leve, são apenas 5 minutinhos de caminhada. Super! É uma praia deserta, cheia de árvores fazendo deliciosas sombras e abrigando coloridas aves. Sensacional para relaxar e curtir a dois.

Se não é isso que deseja, procura curtir um esporte náutico, vá em frente até a Praia da Armação. O vento no local é ideal para praticar stand up paddle (SUP), vela, windsurfe e kitesurfe e, se por acaso quiser experimentar estas modalidades e nunca o fez, ou não possui os equipamentos, não se preocupe, pois vai encontrar a escola Vela BL3, com aulas e aluguel de equipamentos.

Indo no mesmo sentido, sul, tem a Praia da Garapocaia ou também chamada de Praia da Pedra do Sino, este nome veio das formações rochosas no canto norte da praia onde estas pedras se batidas com um martelo, tocam como sinos! De acordo com a lenda, fazer som nestas pedras era um alerta para a comunidade caiçara sobre possíveis confronto com piratas. Os quiosques têm martelo para você vivenciar esta experiência.

Hora de almoçar

Pé na estrada para a Praia Siriúba e Praia Viana, tem um restaurante, se procura algo mais descolado, é só atravessar a rua e curtir o quiosque do próprio restaurante, mas com outra leitura, vale pedir as famosas “casquinhas de camarão”.

Após comer, é legal curtir algo mais leve, então passeio pelo Centro Histórico de Ilhabela, a Vila, charmosa, tem de tudo! Se quiser, tome um café em um dos charmosos cafés, vá a lojas de artesanato, roupas. Coisas bonitas para ver e comprar não vão faltar, inclusive aquela lembrancinha. Vila, é um apelido que o Centro Histórico ganhou fazendo referência ao nome oficial do arquipélago em 1805, época de sua fundação, onde pequenas ruas e casas formavam a Vila Bela da Princesa.

Relaxou? Hora de voltar ao roteiro! Volte ao sul da cidade, em direção à Ilha das Cabras há um mirante para excelentes fotos. Ele está entre a Ilha das Cabras e o continente, um pequeno espaço ideal para mergulhos livres. Se está com snorkel a postos é uma opção. Do outro lado da rua do Mirante tem uma escola de mergulho, seu roteiro pode parar por aqui ou se preferir, tire as fotos, aproveite a paisagem e siga para a Praia da Feiticeira. Esta praia tem 250 metros de extensão e não conta com infraestrutura e comércio, diríamos que é quase deserta.

A Praia da Feiticeira é linda, porém é um local para se ter cuidado, principalmente com crianças, pois é uma praia de tombo porém é de lá que se vai a Cachoeira Três Tombos, com três quedas que formam três poços rasos. A entrada para a trilha de 15 minutos é na Praia da Feiticeira, é leve este percurso. Agora, relaxar, curtir um pôr do sol e drinks? Praia do Curral, em seu canto direito, com bar pé na areia.

Depois, a ideia é ir para o hotel, procurar um dos maravilhosos restaurantes da cidade para jantar.

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - editor@gazetasp.com.br
Comercial - comercial@gazetasp.com.br

Diretor Presidente
Sergio Souza

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - editor@gazetasp.com.br
Comercial - comercial@gazetasp.com.br

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado