Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
 
Quarta, 24 Janeiro 2018 12:50

A Praia do Jabaquara, uma das mais preservadas de Ilhabela

Se procura um lugar calmo, com águas translúcidas e cenário selvagem esta é a praia ideal
A Praia do Jabaquara, uma das mais preservadas de Ilhabela Divulgação
Por Patrícia Rosseto
Do Litoral Norte

A Praia do Jabaquara fica a 17 quilômetros ao norte da Vila (Centro Histórico) do município, entre a praia do Pacuíba e a praia da Fome, um pouco distante do Centro do arquipélago, por isso muito preservada e é a última praia de Ilhabela onde se é possível acessar de através de uma estrada, ou seja, desta praia em diante nada de carros e motos. Ela pode ser avistada ainda da estrada, onde um mirante descortina uma incrível vista panorâmica.

Muito famosa por sua beleza, a praia tem águas calmas em cerca de 450 metros de extensão, com larga faixa de areia branca, fofa com frondosos coqueiros e muitas árvores. Ainda ela é cortada em suas extremidades por dois riachos. O rio que deságua ao lado direito dela forma uma lagoa de água doce e fresca que é separada do mar por uma faixa de areia e grandes formações rochosas, um espetáculo surreal de formas.

Há algumas casas formando uma pequena vila de comunidade caiçara tradicional e conta com um restaurante rústico em seu canto esquerdo. Além do restaurante há quiosques com porções e pratos com peixes e frutos do mar frescos e, receitas caiçaras tradicionais, uma excelente experiência. A praia ainda conta com infraestrutura com banheiros, duchas de água doce e estacionamento.

Há uma opção muito interessante deixando seu veículo de fora, navegar até a Praia do Jabaquara de barcos de passeios ou escunas, agências de turismo oferecem roteiros com diversas opções.

Ciclistas, aventureiros por natureza, adoram realizar este percurso, é muito provável encontrar grupos deles, indo e voltando, especialmente de manhã bem cedo, horário mais fresco e seguro nas estradas. Porém, não faça este passeio se não estiver preparado fisicamente ao desafio.

Por falar em esporte, a praia apesar de distante e parece bem parada no tempo ao observar a natureza e a comunidade, a infraestrutura é muito bacana, conta com o aluguel e aulas de caiaque e Stand Up Paddle (SUP), onde o local é ótimo para a prática destas modalidades.

Não há necessidade de levar bebidas, cadeiras ou guarda-sol, os quiosques oferecem esta estrutura. Mas, em Ilhabela já sabemos, área de Mata Atlântica, ou seja, não esqueça de levar o repelente, pois pode sofrer com borrachudos e claro, o protetor solar.

Para chegar até a praia por terra, é necessário seguir até o fim da estrada principal de asfalto que leva ao norte de Ilhabela. Chegando ao fim da estrada é onde entra uma estrada de terra em bom estado, onde se percorre cerca 8 quilômetros.

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - editor@gazetasp.com.br
Comercial - comercial@gazetasp.com.br

Diretor Presidente
Sergio Souza

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Jornalista Responsável
Nely Rossany