Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
Sexta, 06 Outubro 2017 18:27

Ubatuba está em quarto no ranking dos destinos brasileiros mais procurados

Ubatuba tem cerca de 80 mil habitantes e fica em torno de 88% de uma área preservada da Mata Atlântica. Conta com 102 praias e mais de 20 ilhas, diversos rios e cachoeiras
Ubatuba ficou em quarto lugar como destino turístico mais visitado no ano de 2016 Ubatuba ficou em quarto lugar como destino turístico mais visitado no ano de 2016 Divulgação
Por Patrícia Rosseto
Do Litoral Norte

De acordo com dados calculados do Trivago, hoje, o maior site em pesquisas de hospedagens do mundo, os números apontam Ubatuba no ranking dos 10 destinos mais visitados no ano passado, na frente de destinos litorâneos tradicionais como Natal e Fortaleza e também de Campos do Jordão, destino de inverno tradicionalíssimo. A diversidade de oportunidades para curtir Ubatuba agradando vários perfis e idades é farta.

Ubatuba tem cerca de 80 mil habitantes e fica em torno de 88% de uma área preservada da Mata Atlântica. Conta com 102 praias e mais de 20 ilhas, diversos rios e cachoeiras.

Para quem gosta de surfar, o município é a Capital do Surfe, com praias famosas como Itamambuca, que é parte do circuito internacional de campeonatos da modalidade. A tranquilidade e o mar calmo, tons de esmeralda têm praias de norte a sul na costa da cidade, Fazenda, Picinguaba, Camburi na divisa entre o Estado de São Paulo e Rio de Janeiro, são algumas das comunidades de pescadores muito atraentes e com paisagem é incrível.

O Parque Estadual da Serra do Mar cuida da área de preservação permanente da Mata Atlântica e, é um passeio a parte, de níveis fáceis a difíceis. Ainda locais como a antiga Casa da Farinha, em uma comunidade que luta pela preservação da sua cultura quilombola são passeios especiais. Assim como o “Bird watching” se destaca, embora as aves estejam presentes por todo município, a observação de aves conta com o Centro Cambucá, uma área de 11 mil hectares.

Ubatuba além de suas belezas naturais paradisíacas e rica cultura, têm fomentado outros atrativos, são mais de 300 restaurantes, com destaque para a gastronomia local, o famoso prato de peixe com banana verde, Azul Marinho, extensa e diversificada rede hoteleira, assim como a cultura caiçara é valorizada em diversos festivais, o artesanato peculiar e o investimento em eventos de arte e cultura de turismo, como o “Mulheres 31” e o Festival Internacional de Dança. Tudo isso, ao lado de ações para o retorno das paradas de Cruzeiros Marítimos.

De acordo com o secretário de turismo de Ubatuba, Luiz Bischof, atingir a classificação técnica para se tornar novamente um município que recebe Cruzeiros exigiu investimentos específicos, como o projeto de reforma do Píer Comodoro Magalhães, reforçando que a documentação está aprovada pela secretaria de Meio Ambiente do Município e agora será encaminhada para a Capitania dos Portos, Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Cruzeiros Marítimos retornam ao município

Luiz Bischof, esteve com René Hermann, diretor-presidente da Costa Cruzeiros, para acertar o receptivo de navios, a previsão é que o Costa Fascinosa atraque em março de 2018, com 3680 passageiros, 80% argentinos e, com cerca de 1000 tripulantes. O navio Costa Fascinosa é considerado o navio mais glamoroso da frota da Costa Cruzeiros. A MSC atracará no mesmo mês no píer do município.

Dando andamento aos preparativos para a retomada do receptivo de Cruzeiros Marítimos em Ubatuba, na sede da MSC em São Paulo foi apresentado o andamento da reforma do píer de Ubatuba.
Segundo o secretário, além das obras, a documentação também foi aprovada pela secretaria de Meio Ambiente do Município e agora será encaminhada para a Capitania dos Portos, Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

O Píer Comodoro Magalhães localizado no bairro do Itaguá, região central de Ubatuba, passa por uma reforma. Neste projeto, o píer terá um avanço de plataforma fixa de 3m X 12m e, em frente à plataforma, ficará uma rampa de 1m X 6m, apoiada em um flutuante de 4m X 12m. Segundo o secretário, o flutuante está preparado para o desembarque dos usuários dois tênderes simultaneamente, totalizando um total de 240 pessoas por viagem.

Também estão pré-agendadas vsitorias técnicas com Antaq, MSC e Costa Cruzeiros, acompanhadas do prefeito Délcio Sato (PSD), que devem acontecer este mês. “Esse é um trabalho intenso realizado com rapidez para melhor atender ao receptivos de cruzeiros. Estamos avançando com qualidade”, garantiu o prefeito.

O secretário acrescentou que ao lado da reforma do píer, se preparam também o receptivo para atender à demanda do desembarque junto às agências de turismo, à associação dos escuneiros, aos responsáveis pelo artesanato das comunidades tradicionais, entre outros.

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação
Comercial

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Diretor de Projetos Especiais
Marcelo Barros