Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
Sexta, 08 Setembro 2017 17:25

A montanha encantada de Ubatuba: Pico do Corcovado

Com 1.168 metros de altitude, o Pico oferece uma paisagem de tirar o fôlego, com vista em um ângulo de 360° de Parati, Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e do Vale do Paraíba
O local é um verdadeiro desafio para aventureiros O local é um verdadeiro desafio para aventureiros Luanderson Coutinho
Por Patrícia Rosseto
Do Litoral Norte

A diferente forma geográfica e a imponência deste pico na paisagem montanhosa da Serra do Mar de Ubatuba desperta a curiosidade de quem passa, mas para chegar lá é necessário planejamento, preparação física e muita dedicação. É um verdadeiro desafio para aventureiros, porém, quem já topou fazer este passeio magnífico afirma que as surpresas na trilha em meio a Mata Atlântica preservada e a vista compensam qualquer esforço.

De acordo com o guia de turismo, Luanderson Coutinho, o Lula, o nível da trilha é alto. “A trilha do Pico do Corcovado é uma das maiores e mais procuradas no Estado de São Paulo e é quase única, pois há mata preservada, sem degradação desde o descobrimento do Brasil. Passamos por diferentes tipos de vegetação dentro do bioma da Mata Atlântica e, sem dúvida, é a trilha mais difícil da região”, relata.

Chegar ao Corcovado de Ubatuba envolve diferentes desafios, começando com subida e depois áreas mais planas. “A exatamente 1000 metros de altitude, após atravessar cursos d’água, o trecho fica mais plano. Até a base da pedra, onde está o trecho mais difícil do percurso, a subida é feita praticamente toda com ajuda de cordas (escalaminhada). É um trecho desafiador, porém curto, leva em torno de 15 minutos”, explica Lula.

Durante todo o percurso é possível encontrar animais, avistar belas aves e observar as diferenças da exuberante natureza preservada. A chegada ao Pico revela uma paisagem de beleza surreal, é como se fosse um troféu para quem se propôs ir até topo.

Para subir o Pico do Corcovado é necessário se preparar. Na mochila leve água, lanche, repelente e protetor solar. Use roupas bem confortáveis e prepare-se para o frio e o vento no Pico, tênis antiderrapante, óculos de sol e boné são indicados. “O mínimo de peso possível! Existem pontos de coleta de água”, recomenda o guia.

Consciência ambiental é essencial, por isso traga seu lixo com você e, se encontrar lixo no percurso, traga-o também. Certamente encontrará animais e plantas incríveis, mas deixe tudo onde está. Não faça fogueiras, pois isso pode iniciar um incêndio na Mata Atlântica.

“Sempre digo quando vamos ao Corcovado: montanha encantada, estamos nos braços da mãe natureza, que está nos recebendo bem e temos que respeitar. Repito três conselhos básicos: da natureza nada se tira, além de fotos, nada se deixa, além de pegadas e nada se leva, além de lembranças”.

Procure um guia, de preferência local, poruqe não é local para se ir sozinho. É fácil agendar este e outros passeios na Agência de Turismo Ubatuba Ecotur, pelo telefone ou WhastApp (12) 99108-7300.

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação
Comercial

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Diretor de Projetos Especiais
Marcelo Barros