Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
Sexta, 01 Setembro 2017 19:21

Caraguatatuba tem cachoeiras incríveis

Escolhemos para vocês estas quatro cachoeiras imperdíveis para admirar e se banhar
A Cachoeira do Rio Claro faz jus ao nome e possui águas limpas e transparentes A Cachoeira do Rio Claro faz jus ao nome e possui águas limpas e transparentes Divulgação
Por Patrícia Rosseto
Do Litoral Norte

O calorzão do verão de Caraguá deixa as águas do mar morninhas, uma delícia! Mas, quem quiser águas mais refrescantes pode procurar os rios e as lindas cachoeiras do município. Escolhemos para vocês estas quatro cachoeiras imperdíveis para admirar e se banhar.

A Cachoeira da Pedra Redonda se revela depois da Trilha do Poção, e a surpresa é inevitável por sua beleza. A trilha é guiada por monitores do Parque Estadual da Serra do Mar, saindo do Núcleo Caraguatatuba e devem ser agendadas. São, geralmente, duas saídas diárias, uma pela manhã e outra no começo da tarde.

O valor por pessoa fica em torno de R$ 20, e estudantes pagam meia. Pessoas com mais de 60 anos não pagam. Esta trilha é bem familiar, considerada de nível baixo a médio, e o passeio pelo trajeto completo, ida e volta, além de um tempo para curtir um banho, é de cerca de três horas.

O parque é muito rico e vale a pena a visita para qualquer idade, com excelente estrutura, informações e espaço para alimentação e banheiros, assim como estacionamento. O local é muito seguro. Para outras informações e agendamentos, é possível entrar no endereço www.parqueestadualserradomar.sp.gov.br/pesm/nucleos/caraguatatuba/, e obter mais informações.

A Cachoeira do Rio Claro fica na região sul de Caraguatatuba, no bairro Porto Novo, na estrada Fazenda Rio Claro. Além das águas límpidas, as quedas e corredeiras se formam e ajudam a deixar o local ainda mais bonito, inspirando aventureiros.

É preciso cuidado especial para quem vai com pequenos. O acesso à esta cachoeira é simples, e o trajeto de carro é fácil. O local não tem infraestrutura, comércios ou banheiros, por isso, o ideal é se planejar, levar água e lanche, assim como repelente e protetor solar. Não esqueça de trazer seu lixo com você. Preservar sempre!

A Cachoeira do Mancha é a mais famosa, inclusive entre os turistas. Seu acesso é muito fácil, pois é bem próxima a região central da cidade, porém, apesar disso, também merece uma programação, pois não tem estrutura, como banheiros, comércios. Por outro lado, o contato com a natureza é demais. O caminho é a estrada do Canta Galo, que é asfaltada. O local de parrar o carro fica próximo a cachoeira.

E, por último, a mais indicada à aventureiros, a Cachoeira dos Tourinhos, um pouco menos famosa, fica em uma bela região da cidade. É possível entrar pelos fundos do bairro Massaguaçu, onde começam os belos morros da Mata Atlântica. O acesso é difícil e, por isso, ela é mais indicada a desbravadores que não vão perder a oportunidade de desvendar os segredos desta cachoeira.

Para passeios assim é legal se programar e organizar para que tudo transcorra de maneira segura e agradável. Lembre de se manter hidratado, levar protetor solar - mesmo estes lugares oferecendo áreas de sombra - repelentes de insetos e roupas adequadas. Divirta-se com segurança!

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação
Comercial

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Diretor de Projetos Especiais
Marcelo Barros