Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
Sexta, 01 Setembro 2017 19:21

Caraguatatuba tem cachoeiras incríveis

Escolhemos para vocês estas quatro cachoeiras imperdíveis para admirar e se banhar
A Cachoeira do Rio Claro faz jus ao nome e possui águas limpas e transparentes A Cachoeira do Rio Claro faz jus ao nome e possui águas limpas e transparentes Divulgação
Por Patrícia Rosseto
Do Litoral Norte

O calorzão do verão de Caraguá deixa as águas do mar morninhas, uma delícia! Mas, quem quiser águas mais refrescantes pode procurar os rios e as lindas cachoeiras do município. Escolhemos para vocês estas quatro cachoeiras imperdíveis para admirar e se banhar.

A Cachoeira da Pedra Redonda se revela depois da Trilha do Poção, e a surpresa é inevitável por sua beleza. A trilha é guiada por monitores do Parque Estadual da Serra do Mar, saindo do Núcleo Caraguatatuba e devem ser agendadas. São, geralmente, duas saídas diárias, uma pela manhã e outra no começo da tarde.

O valor por pessoa fica em torno de R$ 20, e estudantes pagam meia. Pessoas com mais de 60 anos não pagam. Esta trilha é bem familiar, considerada de nível baixo a médio, e o passeio pelo trajeto completo, ida e volta, além de um tempo para curtir um banho, é de cerca de três horas.

O parque é muito rico e vale a pena a visita para qualquer idade, com excelente estrutura, informações e espaço para alimentação e banheiros, assim como estacionamento. O local é muito seguro. Para outras informações e agendamentos, é possível entrar no endereço www.parqueestadualserradomar.sp.gov.br/pesm/nucleos/caraguatatuba/, e obter mais informações.

A Cachoeira do Rio Claro fica na região sul de Caraguatatuba, no bairro Porto Novo, na estrada Fazenda Rio Claro. Além das águas límpidas, as quedas e corredeiras se formam e ajudam a deixar o local ainda mais bonito, inspirando aventureiros.

É preciso cuidado especial para quem vai com pequenos. O acesso à esta cachoeira é simples, e o trajeto de carro é fácil. O local não tem infraestrutura, comércios ou banheiros, por isso, o ideal é se planejar, levar água e lanche, assim como repelente e protetor solar. Não esqueça de trazer seu lixo com você. Preservar sempre!

A Cachoeira do Mancha é a mais famosa, inclusive entre os turistas. Seu acesso é muito fácil, pois é bem próxima a região central da cidade, porém, apesar disso, também merece uma programação, pois não tem estrutura, como banheiros, comércios. Por outro lado, o contato com a natureza é demais. O caminho é a estrada do Canta Galo, que é asfaltada. O local de parrar o carro fica próximo a cachoeira.

E, por último, a mais indicada à aventureiros, a Cachoeira dos Tourinhos, um pouco menos famosa, fica em uma bela região da cidade. É possível entrar pelos fundos do bairro Massaguaçu, onde começam os belos morros da Mata Atlântica. O acesso é difícil e, por isso, ela é mais indicada a desbravadores que não vão perder a oportunidade de desvendar os segredos desta cachoeira.

Para passeios assim é legal se programar e organizar para que tudo transcorra de maneira segura e agradável. Lembre de se manter hidratado, levar protetor solar - mesmo estes lugares oferecendo áreas de sombra - repelentes de insetos e roupas adequadas. Divirta-se com segurança!

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - editor@gazetasp.com.br
Comercial - comercial@gazetasp.com.br

Diretor Presidente
Sergio Souza

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Jornalista Responsável
Nely Rossany