Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
 
Quarta, 04 Abril 2018 17:46

Fescete abre inscrições para grupos teatrais do Brasil; prazo vai até o dia 30

A 22ª edição do festival terá uma comissão artística que selecionará 66 cenas nas categorias de teatro adulto (28 cenas), estudantil (18), mirim (10) e monólogo (10)
Da Reportagem
De São Paulo

O Fescete - Festival de Cenas Teatrais está com inscrições abertas para grupos artísticos e escolares de todo o Brasil. Os interessados em participar do evento, pioneiro do gênero no País, podem se inscrever pela internet até o próximo dia 30, no site (www.estudiotescom.com.br/fescete).

A 22ª edição do festival terá uma comissão artística que selecionará 66 cenas nas categorias de teatro adulto (28 cenas), estudantil (18), mirim (10) e monólogo (10). Durante as apresentações, os júris técnico e popular premiarão as categorias com valores em dinheiro, troféus e menções honrosas.

Este ano, o festival busca a originalidade e as excentricidades individuais como verdades parciais contextualizadas no coletivo a que pertencem. Por essa razão, homenageia a atriz e diretora santista Renata Zanetha, diretora da Escola de Artes Cênicas Wilson Geraldo, que funciona no Teatro Guarany, sob a gerência da Secretaria de Cultura.

190 mil pessoas

Durante os 21 anos de realização, o Fescete acumulou números expressivos: cerca de 190 mil espectadores e mais de 1,5 mil apresentações, com cenas e espetáculos em mostras competitivas e convidadas. Somente na última edição foram mais de 80 ações artísticas. Durante seu histórico, gerações de artistas despontaram no evento.

Realizado pelo Tescom Promoções Artísticas e Culturais em parceria com a Prefeitura, o evento tem patrocínio da Codesp, Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil e Governo Federal.

Arte e cultura no metrô de SP

No mês de abril, as estações do Metrô de São Paulo recebem novas atrações culturais, com exposições fotográficas, pinturas em tela e artesanato. A programação faz parte da ‘Linha da Cultura’, a Vitrine Cultural da Estação Trianon-Masp (Linha 2-Verde) traz uma prévia da exposição “Maria Auxiliadora: vida cotidiana, pintura e resistência”, em cartaz no Museu de Arte de São Paulo – MASP. As imagens fazem parte do acervo que resgata a história da pintora paulistana através de pinturas, documentos raros e registros de sua trajetória, marcada por obras de temáticas afro-brasileiras.

Já a Vitrine Cultural da Estação São Bento (Linha 1-Azul) recebe, no próximo dia 10, artesanatos que homenageiam a cultura do Japão. Quem passar pelo espaço, que fica na plataforma sentido Jabaquara, poderá conferir miniaturas de símbolos marcantes como o “Torii”, tradicional portão dos templos xintoístas, ou o famoso barco Kasato Maru, que trouxe os primeiros imigrantes para São Paulo em 1908.

Já na Estação República (Linha 3-Vermelha), o destino é o leste europeu. A partir do dia 10, os usuários do Metrô poderão conferir a exposição fotográfica “Belezas da Hungria”, que reúne imagens de paisagens naturais do país, como o Lago Balaton e a Curva de Danúbio, além da capital, Budapeste, com cenários que transitam entre a modernidade e pontos históricos como o prédio do Parlamento Húngaro e o Castelo Medieval de Boldogkö, no interior do território.

Na Estação República o usuário poderá ver a exposição “A Cidade, A Dança, As Mulheres”, no próximo dia 10. A mostra faz parte do festival “Visões Urbanas”, que leva apresentações de dança para cenários da metrópole. Serão apresentadas 15 fotografias de Fabio Pazzini e Carol Cury (feitas ao longo de dez edições do festival) que destacam o trabalho de bailarinas e coreógrafos de diferentes gerações, sempre colocando as mulheres e a cidade de São Paulo como protagonistas.

Ainda na República, a mostra “Circo dos Sonhos” retrata em 29 imagens a trajetória da trupe que dá nome à exposição. Fundado pela Família Jardim, que tem mais de 30 anos de tradição circense, o Circo dos Sonhos tem uma das melhores estruturas para eventos e espetáculos do tipo, com mais de 2,8 milhões de  expectadores desde 2004. 

Na Estação Santa Cecília (Linha 3-Vermelha) os passageiros poderão apreciar as obras do artista plástico gaúcho Clóvis Camargo Machado. A exposição “Reflexivo” fica na área de exposições entre 10 e 30 de abril e apresenta 25 obras de pintura a óleo, além de três esculturas. A mostra tem como característica principal o contraste entre ambientes coloridos e personagens introspectivos. 

* Matéria com colaboração do Diário do Litoral

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - editor@gazetasp.com.br
Comercial - comercial@gazetasp.com.br

Diretor Presidente
Sergio Souza

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Jornalista Responsável
Nely Rossany