Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
Quarta, 10 Janeiro 2018 16:29

Exposição em São Paulo mostra preservação do patrimônio brasileiro

O objetivo da exposição é mostrar um panorama da história das políticas públicas de preservação no Brasil, além dos desafios que envolvem a expansão do conceito de patrimônio
A Caixa Cultural recebe cerca de 150 obras, entre fotografias, aquarelas, desenhos, documentos, esculturas e azulejos, na exposição “A Construção do Patrimônio”; mostra vai até o dia 4 de março A Caixa Cultural recebe cerca de 150 obras, entre fotografias, aquarelas, desenhos, documentos, esculturas e azulejos, na exposição “A Construção do Patrimônio”; mostra vai até o dia 4 de março Rovena Rosa/Agência Brasil
Por Agência Brasil

A Caixa Cultural recebe cerca de 150 obras, entre fotografias, aquarelas, desenhos, documentos, esculturas e azulejos, na exposição A Construção do Patrimônio. O objetivo é mostrar um panorama da história das políticas públicas de preservação no Brasil, além dos desafios que envolvem a expansão do conceito de patrimônio. Promovida pelo Instituto Pedra, a exposição fica em São Paulo até o dia 4 de março.

Com curadoria do ex-presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) Luiz Fernando de Almeida, a exposição faz parte da programação das comemorações dos 80 anos de criação do Iphan, a primeira instituição dedicada à preservação e à promoção do patrimônio cultural na América Latina. No acervo estão registros e obras de Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Lucio Costa, Marcel Gautherot, Germano Graeser, Eric Hess, Oscar Niemeyer, Pierre Verger e uma réplica de Aleijadinho.

“A exposição traz uma espécie de provocação sobre o que temos hoje projetado para o futuro. Reflete sobre o que aconteceu com o nosso patrimônio no intervalo entre o século 20 e hoje. Nossas noções de patrimônio, o que era considerado patrimônio. Cada vez mais, a ideia não é muito consolidada. Patrimônio é uma construção a partir dos processos que nós fizemos na contemporaneidade”, disse o curador.

Luiz Fernando de Almeida receberá o público no dia 1º de fevereiro para uma visita guiada. Na ocasião, também será realizado um debate com a participação de Anna Beatriz Galvão, doutora em arquitetura e urbanismo pela Universidade de São Paulo.

“Uma exposição que fala de patrimônio é uma reflexão sobre nós e o lugar em que vivemos. Sobre nós como sociedade e como país. De certa maneira, ao falar do Brasil nos faz pensar sobre o país, sobre o que queremos projetar para o futuro como nação e coletividade”, acrescentou Almeida.

A Caixa Cultural São Paulo fica na Praça da Sé, 111, no centro, e funciona de terça a domingo, das 9h às 19h, com entrada gratuita.

Shows

Também na Caixa Cultural haverá shows gratuitos do cantor e compositor mineiro João Bosco, 71 anos, de quinta-feira a domingo. As apresentações acontecem às 19h15. Os ingressos podem ser retirados, nas bilheterias da Caixa Cultural, a partir das 9h do dia da apresentação. Sozinho no palco, o artista vai interpretar seus maiores sucessos, como “Papel Machê” e “Quando o Amor Acontece”, e fazer homenagens a quatro músicos que o inspiraram: Tom Jobim (1927-1994), Dorival Caymmi (1914-2008), Moacir Santos (1926-2006) e Sérgio Mendes.

João Bosco vai se concentrar em um álbum de cada compositor. São eles “Canções Praieiras” (1954), de Caymmi; “Você Ainda Não Ouviu Nada!” (1962), de Mendes; “The Composer of Desafinado, Plays” (1963), de Jobim; e “Coisas” (1965), de Santos.

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - editor@gazetasp.com.br
Comercial - comercial@gazetasp.com.br

Diretor Presidente
Sergio Souza

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Jornalista Responsável
Nely Rossany