Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
Quarta, 13 Dezembro 2017 16:35

Farmácias de todo o País poderão oferecer vacina

Farmácias e drogarias de todo o País vão poder oferecer o serviço de vacinação a clientes;a possibilidade foi garantida em resolução aprovada pela Anvisa
Por Agência Brasil

Farmácias e drogarias de todo o País vão poder oferecer o serviço de vacinação a clientes. A possibilidade foi garantida em resolução aprovada nesta quarta-feira pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O serviço já era regulamentado em alguns estados, como São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Distrito Federal. Com a decisão, que será publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias, ela será estendida às demais unidades da federação.

A resolução também estabelece exigências para estabelecimentos de saúde que vão oferecer o serviço. Esses devem estar inscritos no Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES), disponibilizar o calendário nacional de vacinação e os tipos de medicamentos disponíveis aos clientes. Em cada local é obrigatória a designação de um responsável técnico e a contratação de profissionais habilitados para aplicar vacinas, com a realização de capacitações constantes. As instalações precisam ser adequadas e seguir parâmetros estabelecidos nas normas do setor, como ambiente refrigerado para armazenar as vacinas e cuidados no transporte dos materiais para não prejudicar a qualidade.

As regras aprovadas pela Anvisa também preveem obrigatoriedade de registro das informações nos cartões de vacinação e de erros ou problemas no sistema da agência e liberdade para emitir Certificados Internacionais de Vacinação.

Vacina dengue.

O diretor-presidente da Anvisa Jarbas Barbosa, afirmou no último dia 30 que a nova advertência em relação à vacina contra a dengue é “medida de cautela”, mas que novos testes ainda são necessários para ter uma conclusão definitiva sobre os riscos. No dia 29 de novembro, a agência emitiu nota em que recomenda que pessoas que nunca tiveram o vírus da dengue não tomem a vacina feita pela Sanofi Pasteur. A medida ocorre após estudos de acompanhamento de vacinados apontarem aumento do risco de pacientes soronegativos -ou seja, quem nunca teve o vírus.

(Com informações da Folhapress)

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - editor@gazetasp.com.br
Comercial - comercial@gazetasp.com.br

Diretor Presidente
Sergio Souza

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Jornalista Responsável
Nely Rossany