Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
Quarta, 22 Novembro 2017 15:38

Pró-Sangue promove semana do doador; ação pretende reverter a baixa do estoque

A ação pretende reverter a baixa de 60% no estoque dos postos da Fundação, considerado abaixo do patamar indicado
Segundo dados do Ministério da Saúde, o índice de doadores no Brasil ainda é baixo, não chegando a 2%; são coletadas anualmente, 3,7 milhões de bolsa de sangue no País Segundo dados do Ministério da Saúde, o índice de doadores no Brasil ainda é baixo, não chegando a 2%; são coletadas anualmente, 3,7 milhões de bolsa de sangue no País Alexandre Carvalho/A2 FOTOGRAFIA
Da Reportagem

Para comemorar o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado no dia 25 de novembro, a Pró-Sangue promove a Semana do Doador de Sangue 2017, que acontece de 21 a 25 deste mês. A ação pretende reverter a baixa de 60% no estoque dos postos da Fundação, considerado abaixo do patamar indicado.

Durante a Semana do Doador de Sangue, a Fundação terá uma programação especial. Ao longo da semana, a instituição trará um mix de atrações para o público que passar pelos postos de coleta.

Dentre as atrações confirmadas para esse ano estão: a apresentação dos corais da Pró-Sangue, da Polícia Militar do Estado de São Paulo e da Guarda Civil Metropolitana; a Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda; o projeto Leitura na Grama idealizado pela doadora Amanda Ribeiro; o pocket show de Bob Lee, cover do Elvis Presley; o show dos Mágicos Solidários e do Mágico Close-Up (ilusionista Gilberto Banin); além da apresentação do Play Beatles, da Trinca Acústica e da dupla sertaneja Renan Costa e Cristiano.

Além disso, a ação conta com o apoio da Giuliana Flores, Balões São Roque, Balão Cultura, Flores Vip, Floricultura Ezio, Bambalalão (balões metalizados com gás hélio) e Esquadrão dos Balões que vão decorar as unidades, além do painel interativo da 3M onde o público poderá deixar seu recadinho para os doadores.

Para incrementar o lanche do doador, a Fundação receberá o apoio da Bauducco e da Hyde Alimentos (suco Mupy). O diferencial para esse ano será o toque sweet na bandeja do doador, com a presença de docinhos dos mais variados sabores distribuídos.

Dados

Segundo dados do Ministério da Saúde, o índice de doadores de sangue no Brasil ainda é bem tímido, não chegando a 2%. Sem dúvida, é necessário aumentar essa base, de modo a garantir um abastecimento confortável a todos hospitais e instituições que fazem parte da rede pública.

No Brasil, hoje são coletadas anualmente 3,7 milhões de bolsas de sangue, sendo que a Pró-Sangue já registrou quase 5 milhões de doações nos seus 33 anos de atuação, que resultaram na produção de aproximadamente 12 milhões de hemocomponentes. Por ano, a instituição recebe cerca de 150 mil candidatos.

O posto Clínicas fica na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar, a 200 metros da estação Clínicas do Metrô. A unidade atende das 7 às 18 horas de segunda a sexta; das 8 às 17 horas nos sábados, feriados e pontes; e nos 1º e 3º domingos de cada mês, das 8 às 13 horas.

O estacionamento, gratuito aos doadores, é o subterrâneo - Garagem Clínicas, na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar. Para horário de funcionamento dos postos acesse: www.prosangue.sp.gov.br/doacao/Enderecos.aspx.

Para obter mais informações os doadores podem ligar no Alô Pró-Sangue 0800 55 0300 ou acessarem o site www.prosangue.sp.gov.br (GSP)

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação
Comercial

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Diretor de Projetos Especiais
Marcelo Barros