Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
 
Segunda, 09 Abril 2018 18:00

Democracia doente

Com a prisão de LULA sábado último, mais uma vez nosso país marca presença no cenário internacional. Praticamente toda a mídia deu a notícia com o enfoque de que o ex-presidente se torna preso político. Simples assim: havia prazo legal para recursos e o andamento do processo foi interrompido de maneira arbitrária, o que retirou seus direitos e garantias previstos na Constituição, que asseguram a presunção de inocência.

A União Europeia e Mercosul, em processo de negociação para integração comercial, condenaram o golpe e colocaram a democracia brasileira sob suspeição. O jornal francês Le Monde observa que “é a inteligência de LULA versos a onipresença da superestrutura política instalada no poder... De um lado todo o poder judiciário, a imprensa corporativa, empresariado, recursos da máquina pública, o ódio de classe e o poder de uma emissora de televisão. Do outro lado, LULA” junto com seus milhões de apoiadores no Brasil e no mundo, acrescento.

O insuspeito economista Luiz Gonzaga Beluzo escreveu que “defender Lula não é coisa de petista, nem de “esquerdista”... é atitude de gente sensata, que sabe que o que está em jogo não é corrupção, apartamento triplex, sítio, nada disso. O que está em jogo é o sistema democrático brasileiro... é a falência do sistema judiciário que se tornou partidário e tão ou mais corrupto que o sistema político.  O que está em jogo é a imagem do Brasil perante o mundo, porque nem mesmo os que acusam Lula estão convictos de que haja provas de corrupção do ex-presidente”. E conclui: “Defender Lula é defender o Brasil e o que resta de dignidade nesse país. Lula não roubou, não recebeu dinheiro, não teve conta secreta descoberta na Suíça, nem dólares em paraísos fiscais. 

Esta injustiça que se comete contra um homem respeitado em todo o mundo é triste evidência de que nossa democracia está doente. Não de morte, porque as reações e mobilizações populares no Brasil e no mundo comprovam que temos força para atuar em sua defesa. Somos milhões de LULA, lutamos por ideais de justiça e igualdade de oportunidade para todos. E isso incomoda alguns, uma certa casta.

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - editor@gazetasp.com.br
Comercial - comercial@gazetasp.com.br

Diretor Presidente
Sergio Souza

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Jornalista Responsável
Nely Rossany