Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
Quarta, 14 Fevereiro 2018 17:31

CNTBio contra a vida e a natureza

Movimentos sociais, Organizações camponesas, da sociedade civil e de consumidores protestam contra a normativa 16/2018 da Comissão Nacional Técnica de Biossegurança, do governo federal, que pretende legalizar e liberar sem regulamentação, sem análise ou certificação, novos transgênicos de forte impacto aos campesinos, a soberania alimentar, a saúde e ao meio ambiente. Por meio de carta aberta denunciam que esta CTNBio pretende legalizar também a liberação de “impulsionadores genéticos”: transgênicos que poderiam ser utilizados para extinguir espécies como armas biológicas que não estão permitidos em nenhum outro país.

Esta resolução, na prática, abre caminho para o uso de técnicas de modificação genética altamente perigosas. Com isso, organismos produzidos com essas biotecnologias não serão considerados transgênicos ou organismos geneticamente modificados (OGM) e, portanto, não precisam cumprir a regulamentação de biossegurança. Esta normativa estabelece, ainda, um canal legal para permitir a liberação no ambiente dos chamados “impulsionadores genéticos”, tecnologia altamente arriscada, que pode gerar a extinção de espécies inteiras, inclusive silvestres.

As empresas do agronegócio e transnacionais de transgênicos serão favorecidas por esta decisão da CTNBio, pois poderão invadir os campos e os mercados com seus novos produtos manipulados geneticamente, sem ter que passar pelos mecanismos de avaliação, regulamentação e certificação, o que colocará em risco a saúde e a vida das pessoas. Poderão, inclusive, omitir informação dos consumidores sobre seus produtos vendendo-os como naturais, quando na verdade não são.

Mais uma imposição do chamado agronegócio, com a aquiescência e submissão do governo Temer, que leva o Brasil à condição de único país do mundo no qual, graças à CTNBio, permite-se tais experimentos. Nem sequer os Estados Unidos autorizaram liberar organismos desse tipo, pois, uma vez no ambiente, não se sabe como detê-los. Todo apoio à luta contra esta resolução desta Comissão Técnica Nacional de Biossegurança, em defesa da vida e da natureza.

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - editor@gazetasp.com.br
Comercial - comercial@gazetasp.com.br

Diretor Presidente
Sergio Souza

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Jornalista Responsável
Nely Rossany