Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
Segunda, 06 Novembro 2017 16:35

Governo sem clima, na Conferência

A COP 23, Conferência do Clima, que se realiza na Alemanha, Bonn, de seis a 18 de novembro, retoma o debate mundial, aponta preocupações e cobra compromissos das nações em relação aos temas ambientais e do clima. Vigésima terceira edição desse importante evento para a preservação do planeta, mais uma vez estarei lá como um dos representantes do nosso país, na condição de deputado e presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara.

Depois de uma COP 21 concluída apontando esperanças, uma COP 22 de apreensão e cautela, agora atenção às expectativas dos chefes de estado, já que esta edição não conta com a participação dos EUA, por decisão do polêmico Trump. O evento tem a difícil missão de promover o andamento e cumprimento do Acordo de Paris, ao mesmo tempo em que mostra ao mundo os desastres ambientais já causados pelo aquecimento global. Em meio a esse desafio, cabe observar o papel do nosso Brasil.

Basta ver que a organização Climate Action Tracker, que monitora o progresso dos países para alcançar as metas do Acordo de Paris, em avaliação publicada sobre o Brasil, em maio, observa que “acontecimentos recentes no planejamento da infraestrutura energética e níveis crescentes de desmatamentos evidenciam uma piora na implementação da política climática para o país, na direção oposta ao que é necessário para alcançar as metas estabelecidas”. Esta CAT observa, ainda, o corte de 50% no orçamento do Ministério do Meio Ambiente.

O ministro da Pasta, Sarney Filho, afirma e reafirma o cumprimento dos compromissos do Brasil com o Acordo de Paris. O problema, no entanto, aos nossos olhos, que vivenciamos os desdobramentos da temerária gestão Temer na área ambiental, e aos olhos da comunidade internacional diante das tantas denúncias da atuação errática e nefasta desse governo, está na credibilidade que falta, apesar dos esforços técnicos da equipe.

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação
Comercial

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Diretor de Projetos Especiais
Marcelo Barros