Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
Terça, 03 Outubro 2017 11:48

Política nacional de redução de agrotóxicos PNARA, Já!

Tema recorrente, a utilização de agrotóxicos na agricultura é sempre alvo de intensos debates e motivo de preocupação, tendo em vista os efeitos devastadores desses venenos que chegam à sua mesa por meio dos mais diversos produtos. Uma questão de saúde pública e também ambiental, naturalmente.

Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, tenho participado de atividades como audiências públicas e seminários sobre esta pauta. E assim foi na semana passada, em Bauru e na Assembleia Legislativa de São Paulo, em diálogos com agricultores que lidam com esses produtos e também que fizeram ou estão fazendo transição para agricultura sem agrotóxicos, além de população em geral, que consome esses produtos.

Em nossas abordagens, a questão da segurança alimentar, efeitos dos agrotóxicos no meio ambiente e na saúde, propostas legislativas antagônicas – de um lado, as que podem facilitar ainda mais os agrotóxicos (PL do Veneno), de outro as que propõem redução do uso e incentivos à produção de alimentos seguros, a PNARA.

Esta proposta de Política Nacional de Redução de Agrotóxico (PNARA) é Iniciativa que nasceu da sociedade civil encaminhada a Brasília com mais de um milhão de assinaturas. O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, assumiu compromisso de implantar uma Comissão específica para esta finalidade. Até agora, no entanto, só promessa.

O Brasil é o país que mais consome agrotóxicos no mundo. Os efeitos disso à saúde podem ser agudos, de maneira imediata ou longo prazo. No meio ambiente afeta animais, contamina água e prejudica a vida no solo; ou podem se acumular ao longo do tempo e atingir aquíferos, comprometer gravemente a fertilidade do solo e comprometer a biodiversidade.

Daí a importância e necessidade do debate público sobre os efeitos dos agrotóxicos, quem ganha com o uso abusivo destes produtos, e quais os caminhos para uma agricultura sustentável e segura para toda a sociedade.

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação
Comercial

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Diretor de Projetos Especiais
Marcelo Barros