Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
Terça, 05 Setembro 2017 15:49

Preço do feijão toca o fundo do poço na porteira da fazenda. E isso não é bom!

Na porteira da fazenda, o preço do feijão carioca tem testado o fundo do poço nas últimas semanas. Na quarta-feira, o grão de qualidade mediana bateu em R$ 100,00 a saca de 60 kg, um terço do que valia há um ano.

O preço caiu tanto em 12 meses justamente porque o feijão valia muito em 2016. Incentivado pela possibilidade de lucro, o produtor plantou mais, em detrimento de outras lavouras. E, hoje, há abundância do grão...

Com a desvalorização do feijão em 2017, já há quem aposte na redução da área plantada em 2018, como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (Emater/RS), importante estado produtor. Caso essa tendência se repita em outros estados, isso poderá provocar nova escassez do grão, como aconteceu em 2016, e disparar o efeito gangorra nos preços no ano que vem, em prejuízo do consumidor.

Coma mais peixe...
Começa hoje a 14ª ‘Semana’ do Peixe, que vai até o dia 15. Palestras abrem a programação logo cedo, na Fiesp, em SP. À noite, em Santos, o Museu de Pesca promove jantar para 120 pessoas inspirado no ‘Cook for Solution’, promovido pelo Aquário de Monterey Bay, na Califórnia, para estimular o consumo responsável.

...peixe é saúde!
A Semana do Peixe é uma iniciativa do Governo Federal que visa unir a cadeia produtiva de pescados para promover o consumo de frutos do mar em todo o País. Em 2016, o consumo cresceu 30% durante a campanha. Rico em proteínas, o peixe ajuda a prevenir o Alzheimer e as demências.

Tecnologia de alimentos
A estatal Embrapa acaba de lançar um livro sobre o Staphylococcus spp. A publicação traz um levantamento de surtos provocados por essa bactéria, classificados por tipo de alimento, espécie e região do Brasil em 20 anos.

Viva a banana!
A banana possui mais de mil espécies espalhadas pelo mundo, cinco são mais populares no Brasil: maçã, nanica, da terra, prata e ouro. A média de consumo no País é de 27kg/ano/pessoa. A prata é menos calórica em relação às outras, além de ajudar no controle da pressão arterial e na digestão.

Ofertas na feira
Bananas prata e nanica, morango, melancia, maçãs gala e fuji, laranja pera, maracujá doce, goiabas, tomate carmem, repolho verde, coentro, rabanete, alfaces, couve-flor, couve manteiga, rúcula, milho verde, chicória, alho chinês e batata fecham a semana com preços em baixa na Ceagesp.

Brasil sem maquiagem!
A Associação Brasileira de Supermercados divulgou na quinta-feira balanço que apontou queda de 0,5% nas vendas do setor em julho, na comparação com o mesmo período de 2016. Motivos: desemprego e economia patinando

Filosofia do campo:
“Simplicidade é o mais alto grau de sofisticação”, Leonardo Da Vinci (1452/1519), cientista, matemático, botânico, pintor e músico italiano.

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação
Comercial

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Diretor de Projetos Especiais
Marcelo Barros