Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
Segunda, 04 Setembro 2017 18:46

Juréia pede socorro

Uma usina termétrica a gás natural, com capacidade de 1700 megawatts, em Peruíbe, no “miolo” da Juréia e a menos de cinco quilômetros de Piaçaguera. O governo Alckmin pretende levar esse “presente de grego” para esta cidade do litoral sul paulista, um dos últimos santuários ecológicos do Estado.

Com o sugestivo nome de “Verde Atlântico”, o projeto está em análise na CETESB. A área a ser ocupada é de 180 hectares e percorrerá a zona de amortecimento de dois parques estaduais, três áreas de proteção ambiental e vastas áreas indígenas, como Itaoca, Guarani do Aguapeú e Rio Branco.

O resultado disso, segundo ambientalistas, será o impacto causado pelo efeito da chuva ácida, que vai degradar a Juréia, um dos últimos remanescentes contínuos de Mata Atlântica no Estado.

Além disso, o processo de resfriamento do vapor para gerar energia vai consumir até três toneladas de água do mar por hora, cerca de 90 milhões de litros por dia. A volta dessa água para o mar numa temperatura mais elevada e contaminada por efluentes químicos como soda cáustica e cloro vai causar morte à fauna marítima da região.

Investigado pelo Ministério Público estadual e federal, o empreendimento de R$ 5 bilhões da Gastrading, empresa criada há apenas seis anos, chama a atenção pela rapidez para aprovação de sua licença ambiental.   

O turismo local também será outra vítima da insanidade que esta usina representa, com a degradação ambiental irreversível causaria. Por tudo isso, estamos juntos, ao lado da mobilização dos moradores de Peruíbe e entidades ambientalistas que lutam contra este projeto luta.

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - editor@gazetasp.com.br
Comercial - comercial@gazetasp.com.br

Diretor Presidente
Sergio Souza

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Jornalista Responsável
Nely Rossany