Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
Segunda, 28 Agosto 2017 18:25

Renca sob medida para o Canadá

Governo Temer: a cada medida um golpe contra a maioria da população e o meio ambiente; enfim, contra o Brasil e os brasileiros. Agora com seu recente decreto que permite a exploração de minérios no Amapá, em área de reserva ambiental. Sob encomenda de empresas canadenses, como amplamente divulgado nos meios de comunicação, esta perversidade foi arquitetada a partir das Medidas Provisórias que estabelecem normativas para essa atividade.

Sobre estas MPs já comentei aqui e informei as emendas que apresentei aos textos, por exemplo, para que seja instituído o Conselho Nacional de Política Mineral que definirá, mediante consulta pública, um zoneamento ecológico como medida importante para a preservação ambiental, equilíbrio biológico e defesa da cultura e da vida dos povos tradicionais. Preocupação que bate de frente com este decreto que extingue a Renca (Reserva Nacional de Cobre e Associados), localizada nos Estados do Pará e Amapá, criada em 1984, que passa a ser liberada para exploração de minérios pela iniciativa privada.

A medida, encaminhada por meio de decreto, coloca em risco comunidades indígenas daquela região e a biodiversidade. Este decreto, assim como a revogação da Portaria editada pela então presidenta Dilma, que garantia a área da comunidade indígena Guarani, em São Paulo, a redução de área do Parque Jamanxi, no Pará, e tantas outras medidas deste governo que afetam o meio ambiente e prejudicam a população revelam seu caráter antipopular e antissocial, sem qualquer compromisso com o país e muito menos com o povo brasileiro.

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação
Comercial

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Diretor de Projetos Especiais
Marcelo Barros