Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
Segunda, 28 Agosto 2017 18:25

Renca sob medida para o Canadá

Governo Temer: a cada medida um golpe contra a maioria da população e o meio ambiente; enfim, contra o Brasil e os brasileiros. Agora com seu recente decreto que permite a exploração de minérios no Amapá, em área de reserva ambiental. Sob encomenda de empresas canadenses, como amplamente divulgado nos meios de comunicação, esta perversidade foi arquitetada a partir das Medidas Provisórias que estabelecem normativas para essa atividade.

Sobre estas MPs já comentei aqui e informei as emendas que apresentei aos textos, por exemplo, para que seja instituído o Conselho Nacional de Política Mineral que definirá, mediante consulta pública, um zoneamento ecológico como medida importante para a preservação ambiental, equilíbrio biológico e defesa da cultura e da vida dos povos tradicionais. Preocupação que bate de frente com este decreto que extingue a Renca (Reserva Nacional de Cobre e Associados), localizada nos Estados do Pará e Amapá, criada em 1984, que passa a ser liberada para exploração de minérios pela iniciativa privada.

A medida, encaminhada por meio de decreto, coloca em risco comunidades indígenas daquela região e a biodiversidade. Este decreto, assim como a revogação da Portaria editada pela então presidenta Dilma, que garantia a área da comunidade indígena Guarani, em São Paulo, a redução de área do Parque Jamanxi, no Pará, e tantas outras medidas deste governo que afetam o meio ambiente e prejudicam a população revelam seu caráter antipopular e antissocial, sem qualquer compromisso com o país e muito menos com o povo brasileiro.

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - editor@gazetasp.com.br
Comercial - comercial@gazetasp.com.br

Diretor Presidente
Sergio Souza

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Jornalista Responsável
Nely Rossany