Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
Segunda, 21 Agosto 2017 18:32

Matriz energética em pauta

No dia 15, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizou audiência pública para debater a matriz energética nacional e perspectivas futuras. Iniciativa de minha autoria, o evento contou com a presença de autoridades no assunto, representantes da sociedade civil que muito contribuíram para o debate. O Brasil possui a matriz energética mais renovável do mundo industrializado com 45,3% de sua produção proveniente de fontes como recursos hídricos, biomassa e etanol, além das energias eólica e solar. Com aportes públicos e privados, no período 2008-2017, da ordem de R$ 352 bilhões para a ampliação do parque energético nacional e mais o compromisso em reduzir as emissões de gases de efeito estufa o evento foi muito importante, sobretudo do ponto de vista da preocupação ambiental.

Aumentar a participação de bioenergia sustentável em sua matriz energética para cerca de 18%, restaurar e reflorestar 12 milhões de hectares de florestas, bem como alcançar uma participação estimada de 45% de energias renováveis na composição da matriz energética até 2030 são desafios assumidos no encontro de Paris na perspectiva do Desenvolvimento Sustentável. O crescimento da participação das energias renováveis é benefício para o meio ambiente. Bem sabemos, porém, que os processos de inovações são acompanhados de diversas formas de geração de energia, como a eólica e solar, o que exige alterações nos procedimentos de operação do setor elétrico. Esforço que certamente vale a pena devidamente acompanhado da garantia de acesso confiável, sustentável e moderno para todos.

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - editor@gazetasp.com.br
Comercial - comercial@gazetasp.com.br

Diretor Presidente
Sergio Souza

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Jornalista Responsável
Nely Rossany